8 dicas de decoração que ajudam a controlar a ansiedade

8 dicas de decoração que ajudam a controlar a ansiedade

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em fevereiro do ano passado, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Cerca de 18 milhões de brasileiros conviviam com algum transtorno de ansiedade em 2015, o que corresponde a 9,3% da população. Além de ser um problema de saúde que invade a rotina, nem sempre é fácil lidar com a ansiedade e livrar-se dela.

Embora existam várias formas diferentes de tratamento, algumas mudanças simples na decoração da casa podem ajudar a aliviar os sintomas. Confira!

1 Espaços abertos e arejados
Lugares apertados e claustrofóbicos podem gerar desconforto em quem sofre de ansiedade. Por isso, escolha espaços abertos e arejados! Evite também acumular muitos móveis e objetos. Se possível, deixe espaços vazios entre eles.

2 Aromatizador de ambientes
Além de deixar a casa cheirosa, o aromatizador pode ajudar a tornar o lugar mais fresco e tranquilizante. E é melhor ainda se a essência for de lavanda ou de rosa, que trazem sensação de relaxamento.

3 Flores 
Uma flor na mesa da sala pode deixar o espaço mais acolhedor e agradável. Além disso, cuidar delas pode ser uma atividade que acalma.

4 Cama confortável
Deitar na cama depois de um dia longo de trabalho nem sempre é um momento relaxante para quem tem ansiedade. O que era para ser uma boa noite de sono, às vezes se transforma em uma sequência de pensamentos angustiantes. Uma boa dica é ter uma cama leve e aconchegante, que seja um lugar confortável para descansar de fato!

5 Cortinas blackout
A luz forte pode causar dores de cabeça e tensões no corpo, portanto cortinas blackout podem ser itens úteis em sua casa. Mas elas não precisam (e não devem!) ficar sempre fechadas. Abra pela manhã, deixa a luz entrar e sinta-se mais confiante.

6 Cores tranquilas
Evite usar cores escuras em sua casa. O vermelho forte, por exemplo, pode trazer a sua casa sensações estimulantes. Escolha tons que tragam tranquilidade, como um verde ou um rosa-claro.

7 Sais de banho
Um bom banho com sais da fragrância de sua escolha pode ser uma técnica para desestressar e deixar as angústias escorrerem pelo ralo. Enquanto não estiverem sendo usados, os sais também são uma peça decorativa para o seu banheiro.

8 Evitar objetos em excesso
Acumular muitos objetos na casa não é aconselhável. Eles podem até ter valor afetivo, mas, ao deixá-los em cima dos móveis, atraem poeira e deixam o ambiente confuso. Em dias muito estressantes, um lugar limpo e em ordem é essencial.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

6 plantas que serão tendência em 2021
Luminárias: os diferentes tipos e como usar na decoração
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação
Escolha de móveis planejados sem erros!

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário