Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios

Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios

Uma das principais reclamações dos moradores de condomínios das grandes capitais é o preço da cota condominial

Gastos com salários de funcionários, consumo de água e energia, elevadores e manutenção são os principais vilões do dia a dia dos condôminos, consumindo cerca de 84% dos recursos mensais.

Para auxiliar a gestão (síndico e administradora) deve-se realizar uma profunda análise da estrutura de custo atual do condomínio. Seguem algumas dicas para se conhecer a participação de cada despesa no total dos gastos, como reduzi-los e aumentar a eficiência financeira:

Análise vertical e horizontal

A primeira ação que deve ser adotada pelos gestores é realizar uma análise vertical dos gastos, descobrindo o percentual de participação de cada despesa. Além deste cálculo, é recomendado realizar a análise horizontal, em que se verifica o crescimento ou redução de cada grupo de despesas de um mês para o outro. É fundamental para se conhecer os dados e ter o condomínio nas palmas das mãos. Com estes dados, será possível aprofundar o estudo e adotar ações.

Continua: https://www.ocondominio.com.br/noticias/4273/dicas-para-reduzir-custos-e-aumentar-a-eficiencia-financeira-de-condominios

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência
Confira o Calendário do IPTU 2024
16 de janeiro de 2024

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário