Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef

Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef

Há um tempinho o termo gourmet está cada vez mais em voga no Brasil. Cozinhar se transformou em um prazer, com direito a equipamentos e uma estrutura que antigamente só os chefs desfrutavam.

Integradas com salas de estar ou voltados para áreas de lazer, a cozinha pode trazer desde a tradicional churrasqueira até fornos à lenha, cooktops, adegas, cervejeiras, chapas e gavetas aquecidas.

Como decorar?

A decoração precisa ser prática e funcional antes de qualquer coisa. Em uma unidade, ao passo que o espaço gourmet deve criar um ambiente para relaxamento e diversão, toda estrutura precisa ser resistente para aguentar o calor, fumaça e gorduras procedentes.

“Junto com tudo isso, trabalhamos para elencar as soluções para nada interferir no bem-estar”, diz a arquiteta Danielle.

Aliada com os equipamentos, as coifas são primordiais para absorver os odores, especialmente para ambiente ambientes com menor ventilação.

Já os móveis, por exemplo, precisam ser planejados de acordo com o local e cumprir a sua função decorativa e de conforto. Se tiver bastante espaço, pode ser adicionada uma bancada e outros itens, como uma churrasqueira e forno de pizza.

Para os sommeliers de plantão, uma adega ou uma cervejeira localizada longe do calor, também pode ser uma boa pedida.

“Uma mesa com cadeiras ou bancos encostados em uma ilha fica bastante funcional. Também é possível ter essa mesma ilha com mesa e banquinhos no mesmo ambiente, para que o cozinheiro não fique isolado”, explica a arquiteta Paula.

Luz e piso

Quando se trata de iluminação, ela precisa ser bem dimensionada e de forma ampla e charmosa para se destacar nos eventos noturnos. Com destaque para as luzes indiretas, que trazem um toque mais acolhedor.

Os pisos nessa área também precisam ser considerados, pois ninguém deseja ter um chão marcado. Assim, a melhor opção é o porcelanato, que além de oportunizar diversos estilos, promove facilidade para limpeza.

“Sem contar que, em ambientes externos, ainda podemos optar por versões antiderrapantes”, destaca Danielle.

Os chamados pisos de pedra também são excelentes ideias para esta área. Entre as opções, o granito figura como uma boa escolha em função da sua resistência.

Pensando na atmosfera natural, plantas sempre devem marcar presença. Em apartamentos, a colocação de vasos, jardins e hortas verticais dão outra cara ao espaço.

Fonte: Uol

Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação
Escolha de móveis planejados sem erros!
Como decorar um apartamento pequeno de forma elegante
Como executar serviços condominiais durante a pandemia
Alerj aprova regras para condomínios durante a pandemia da Covid-19

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário