6 plantas que serão tendência em 2021

6 plantas que serão tendência em 2021

O ano de 2020 foi marcado pela ascensão dos “plant parents” (pais de plantas, em tradução livre). Com o isolamento social, as pessoas sentiram a necessidade de trazer a natureza para dentro do lar e, dessa forma, as plantas e suas mais variadas espécies tomaram conta de diversos ambientes da casa.

Essa tendência ainda se mantém forte em 2021 e, algumas espécies que se destacaram no ano passado, continuam ainda em ascenção. Porém, segundo Marina Reis, jardinista e designer floral, as plantas mais coloridas ganharão espaço ao lado dos tipos que demandam menos manutenção. “Se é para apostar em uma tendência para esse ano de 2021, sem dúvidas, eu escolheria as folhagens com cores. Em 2020, muitas mães de plantas iniciantes investiram em tons de verde para aproximar a natureza do lar. Mas agora, as pessoas investirão em novidades que são bem mais coloridas”, explica.

Se você busca florir o lar neste ano e quer trazer mais cores para a decoração, listamos algumas espécies apontadas por floristas e designers florais que são apostas de tendência para 2021:

Maranta

A planta foi apontada como a espécie de 2021 pelo site 1-800-Flowers.com. Isso porque foi uma folhagem muito usada nos lares no decorrer de 2020, demanda baixa manutenção e tem fácil adaptação em áreas internas. “As plantas que despontaram em 2020 e que continuarão em destaque neste ano são as Alocácias e Marantas, por conta da fácil manutenção e adaptação a espaços internos”, aponta o designer floral da MilPlantas, Marcio Leme.

Aglaonema Lawan

Para Marina, uma grande aposta, pautada no estilo de folhagens coloridas, é a Aglaonema Lawan. “Agora, as pessoas investirão em novidades que são bem mais coloridas, como a Aglaonema Lawan, que acabou de ser lançada e já é objeto de desejo. Seja pela facilidade de cuidado em interiores, seja pelos desenhos, há cada dia mais apaixonados pela espécie”, comenta.

Ficus Elástica

Nas cores rosa e verde limão, essa espécie é querida por quem gosta de árvores, mas não consegue ter uma em um ambiente interno, já que a Ficus se adapta bem a ambientes fechados e é de pequeno porte.

“Um dos principais benefícios de se ter uma Ficus em ambientes internos é o de que você tem uma árvore, com toda a sua energia e proventos, dentro da sua sala ou varanda, por exemplo, mas com um porte menor, que se adapta muito bem a espaços fechados, com grande variedade de folhas, colorações e desenhos. Inclusive, hoje em dia, o uso de plantas como decoração de ambientes está em alta devido à diversidade de plantas coloridas, desenhadas e com a infinidade de formatos que encontramos no mercado”, aponta Manu Daher, artista plástica e designer floral.

Cróton

Essa é uma espécie para área externa, mas não deixa de trazer cor e vida para varandas e quintais. “Esta é uma planta que requer mais incidência solar. Mas é uma espécie que traz muita alegria, pois é uma das que têm mais cor, traz intensidade e vitalidade em sua estética, fazendo sentido para o momento em que vivemos. É uma planta de médio porte, que pode ser mantida em espaços pequenos e também conta com uma grande variedade de espécies, como o petraneon e o Picasso´s Paintbrush“, explica Manu.

Begônia Maculata

A espécie nativa segue as mesmas justificativas das anteriores para ser uma tendência em 2021: fácil manutenção e muitas cores! “É uma tendência global folhagens coloridas com padrões diferentes”, relata Marcio Leme.

Pilea

Conhecida como a “planta da amizade”, a Pilea é uma planta perene, com ciclo de vida grande – já que tem brotos consecutivos, mantendo suas folhas sempre novas. “Particularmente, eu gosto dela, pois traz uma mensagem de continuidade da vida e de estimular a vitalidade das relações, tanto humanas como com a natureza. Esta é uma espécie muito nova no mercado, que se adapta a ambientes internos e é de pequeno porte”, finaliza Manu.

Fonte: Revista Casa & Jardim

Luminárias: os diferentes tipos e como usar na decoração
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Escolha de móveis planejados sem erros!
Como decorar um apartamento pequeno de forma elegante
Veja como tirar riscos de móveis de madeira
Ano novo, decoração nova! Confira as dicas para redecorar sua casa

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário