Cansaço e fadiga? 10 hábitos dentro de casa que podem ser a causa

Cansaço e fadiga? 10 hábitos dentro de casa que podem ser a causa

Se você sente muita dificuldade de sair da cama de manhã ou fica bocejando e sem ânimo durante o dia, saiba que certos itens do seu lar e hábitos cotidianos podem ser responsáveis por isso. Que tal mudar algumas coisas na casa para transformar a sua disposição?

1. Café
Nós entendemos que esse item esteja salvando a sua vida todas as manhãs, mas, embora a cafeína seja um estimulante e faça aumentar a sua energia, esse efeito desaparece em algumas horas, o que faz com que você se sinta muito mais cansado depois. Há ainda a possibilidade de você sentir sono com o café. Não, você não entendeu errado. A Clínica de Bem-Estar e Nutrição de Cleveland, nos Estados Unidos, mostrou que em alguns organismos, o efeito da cafeína pode ser o contrário. Será que esse é o seu caso? Na dúvida, invista em melhores noites de sono e menos café.

2. Bagunça
Ok, você vai precisar se dedicar um pouco para colocar tudo em ordem, mas esse esforço nem se compara ao cansaço que uma casa bagunçada causa. Um estudo do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton aponta que um ambiente confuso e desorganizado faz você se estressar e gastar muito mais energia mental, o que gera uma exaustão. Então, o melhor é gastar alguns minutinhos colocando tudo no lugar.

3. Azul em excesso
Uma pesquisa realizada pela rede de hotéis Travelodge analisou 2 mil casas e descobriu que as paredes azuis ajudam a diminuir o ritmo cardíaco, baixar a pressão arterial e, consequentemente, geram sonolência. Então, pense bem na hora de usar o azul! Essa cor pode ser muito boa para o quarto, mas nem tanto em outros espaços da casa, como o escritório, por exemplo.

4. Cuidado com a televisão…
… e com a tela do tablet e do celular. Esses itens liberam comprimentos de onda que interrompem a produção de melatonina do cérebro, de acordo com um estudo da faculdade de medicina de Harvard. Esse hormônio, por sua vez, é responsável por fazer você sentir vontade de dormir. Sem ele, você estará mais propenso a ter um sono agitado e o dia seguinte provavelmente será bem mais cansativo.

5. Bebidas alcoólicas
Embora uma taça de vinho te deixe mais relaxado e ajude você a dormir mais rápido, a qualidade do sono não será das melhores. Uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos Relacionados ao Sono de Londres mostrou que o sono de uma pessoa que bebeu é interrompido diversas vezes durante a noite. O resultado é notado no dia seguinte, quando é quase impossível sair da cama.

6. Vela de lavanda
Sim, claro que o perfume da lavanda é muito relaxante, mas essa pode ser exatamente a razão do seu cansaço. Psicólogos da Universidade de Wesleyan descobriram que pessoas que sentiram esse aroma antes de dormir tiveram noites de sono mais tranquilas, ou seja, durante o dia a lavanda não é uma boa pedida.

7. Comer besteiras
Diga adeus à batata frita: alimentos compostos pelos famosos carboidratos simples e açúcar geram picos de insulina no sangue, seguidos por quedas acentuadas, que farão você se sentir cansado ao longo do tempo. Os dados são do Instituto de Medicina Esportiva Ben Hogan, no Texas, Estados Unidos.

8. Temperatura amena
Um estudo publicado no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos aponta que a temperatura ideal para o sono fica entre 15 e 20°C. Por isso, se você deixar a sua casa ou ambiente de trabalho bem fresquinho durante o dia, pode ser que o seu corpo entenda que é hora de tirar uma soneca.

9. Celular
Você costuma ficar 24 horas por dia conectado? Um estudo realizado pela Fundação Americana do Sono constatou que 20% das pessoas entre 19 e 29 anos são acordadas durante a noite por chamadas telefônicas, mensagens de texto ou e-mail. No dia seguinte, é possível notar as consequências do sono interrompido.

10. Cortinas abertas
Um estudo publicado no jornal científico Chronobiology International constatou que as pessoas que trabalham em escritórios com cortinas abertas e em contato com a luz natural o dia todo tiveram, em média, 46 minutos de sono a mais por noite. O mesmo vale para a casa: Mais luz natural irá te ajudar a dormir melhor e a se sentir mais descansado no dia seguinte.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

O que você precisa para criar um novo hábito?
5 hábitos da cozinha que você deve mudar agora

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário