Dicas de boa convivência em condomínio

Dicas de boa convivência em condomínio

Prezar por uma boa convivência no condomínio deve ser uma preocupação do síndico, da administradora, e também dos moradores, já que a harmonia no prédio é interesse de todos. Por isso, resolvemos trazer, na matéria de hoje, dicas de boa convivência em condomínio. Confira a seguir!

Barulho

Para evitar diversos problemas relacionados ao barulho, conheça e respeite as regras do seu condomínio sobre esse assunto. De qualquer forma, todo barulho incômodo (como som alto, por exemplo) não pode exceder às 22h, sendo considerado quebra da lei do silêncio – passível de multa, dependendo da recorrência e intensidade.

Animais

Muitas vezes, os pets acabam incomodando outros moradores, seja pelo barulho (latidos e choros), pela sujeira nas áreas comuns ou, até mesmo, porque algumas pessoas têm medo de diferentes animais. Se você tem um animal de estimação, cuide direitinho dele, respeite as normas do prédio, limpe suas necessidades o mais rapidamente possível, e tome cuidado com o barulho.

Lixo

Jogar papéis, bitucas de cigarro e quaisquer outras sujeiras pela janela ou varanda do apartamento é, além de uma tremenda falta de educação, motivo de muita confusão entre vizinhos. Cuide, também, para que seu lixo sempre seja bem ensacado, evitando a proliferação de odores ruins.

Obras

Se você estiver fazendo ou pensando em fazer uma reforma em sua unidade, é essencial respeitar os horários e outras regras estabelecidos nas normas do prédio. O síndico e os outros moradores devem ser informados antes do início da obra.

Elevador

Quando estiver no elevador, seja educado e gentil com seus vizinhos, cumprimentando-os, segurando a porta para que passem e esperando que as pessoas saiam antes de você entrar. Além disso, não segure/prenda o aparelho, principalmente nos horários de pico.

Funcionários

Assim como com os vizinhos, seja simpático e educado também com todos os funcionários do condomínio, que são parte fundamental dele. Porteiros, faxineiros, zelador… Independente da função, seja cordial. Se precisar fazer alguma reclamação, faça-a diretamente ao síndico.

Áreas comuns

  • Garagem: respeite sua vaga e a dos outros; evite buzinar; respeite o limite de velocidade; use luzes baixas, quando necessário; não faça da garagem um depósito, colocando móveis e objetos.

 

  • Piscina: não use equipamentos de som na área de piscina; não entre na água com filtro solar ou bronzeador; sempre tome uma ducha antes de entrar na piscina; evite pegar o elevador molhado e em trajes de banho.

 

  • Salão de festas e churrasqueiras: respeite os horários de uso desses espaços, limpando, depois de utilizá-los, toda a sujeira feita. No caso de alguma festa, deixe, na portaria, uma lista de convidados, para que o acesso deles seja mais fácil. Procure saber sobre regras desses ambientes relacionadas ao barulho e demais aspectos.

 

  • Academia: se seu prédio tem uma academia e você a utiliza, lembre-se de sempre limpar e guardar no local adequado as anilhas, colchonetes, halteres e demais equipamentos utilizados, já que, depois de você, outros usarão.

Com todas essas informações e sugestões, ficou bem mais fácil conseguir manter uma boa relação com seus vizinhos, certo?! Lembrando que, independente do assunto, o bom senso e o respeito devem ser mantidos em qualquer situação. Colocar-se no lugar do outro também ajuda a ter conversas e discussões mais saudáveis. #FicaADica

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!
Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário