Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!

A verticalização das cidades faz com que cada vez mais pessoas morem em edifícios e precisem adaptar-se às normas vigentes desses espaços. São muitas as mudanças, abrindo espaço para dúvidas e questões comuns. Para facilitar sua navegação por esse novo modelo organizacional de convivência, separamos algumas dicas primordiais:

Documentação: sim, assim como qualquer espaço onde pessoas compartilhem ambientes, algumas normas sociais e internas são fundamentais para o pleno funcionamento dos condomínios: Convenção Condominial e o Regimento Interno são os responsáveis para que todas as ações tomadas por síndicos, funcionários e moradores ocorram de acordo com a lei e com as regras previstas e aprovadas por maioria em assembleias.

Coletividade: como mencionado, as assembleias são as reuniões onde os condôminos, junto ao síndico, secretário e presidente, discutem mudanças, aprovação de orçamentos, reclamações e todas as questões rotineiras e administrativas do espaço. Quer que algo melhore? As assembleias são os lugares para que isso aconteça.

Barulho: o que antes poderia não ser um problema tão grande em casa, em condomínios os barulhos têm papel central em discussões e reclamações. Nesse momento, o bom-senso (e a Lei do Silêncio) é o que deve servir de parâmetro para volumes e barulhos ostensivos. Não se esqueça, tem sempre alguém abaixo, ao seu lado ou acima de você, viver bem coletivamente é ter empatia e respeito pelos vizinhos.

Simpatia e educação: dizem que o brasileiro é um povo sempre solícito, não é? Então vamos pôr isto em prática diariamente nos condomínios. Bom dia, obrigado e por favor podem fazer a diferença no dia do porteiro, auxiliar de serviços ou até mesmo do seu vizinho. 

Já se sente pronto para morar nesse modelo habitacional? São algumas regrinhas, mas a segurança, comodidade e facilidade para acesso ao lazer/atividades físicas no local, fazem valer a pena! Além do que, de condomínios saem grandes amizades para toda a vida. 

Ps. Nada de fazer a mudança sem agendar antes o horário com a portaria, hein? ?

Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Hall de entrada: o cartão de visitas do seu condomínio.
Como executar serviços condominiais durante a pandemia
Especialista lista cuidados com equipamentos e áreas comuns em condomínios durante a Covid-19
Lei estadual estabelece novas regras para serviços de delivery em condomínios

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário