Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação

Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação

A sacada de vidro é desejada por grande parte dos brasileiros que vivem em apartamentos. O envidraçamento sacadas torna o ambiente mais agradável, podendo virar uma sala ampliada ou um espaço gourmet.

Mas você sabia que é preciso consultar as regras do seu condomínio antes de fechar a varanda?

Alguns moradores podem esquecer desse detalhe e já começarem o processo de fechamento de sacada, tendo risco de ter problemas e prejuízos depois. Sendo assim, é importante que você consulte o síndico ou responsável pelo seu edifício.

Confira alguns pontos para entender mais sobre a relação entre condomínio e fechamento de sacada com vidro:

Lei dos Condomínios

Se você acha que pedir autorização do síndico para colocar vidro na sacada é uma bobeira, está bem enganado! A Lei nº4.591/64, ou seja, a Lei dos Condomínios, diz que as modificações na varanda de cada apartamento não podem prejudicar a valorização dos imóveis.

Em outras palavras, as reformas nas sacadas não devem causar uma má impressão na fachada do prédio. Por isso, os responsáveis pelo condomínio costumam determinar um padrão para as varandas, sendo necessário segui-lo.

Geralmente, as decisões e informações sobre a arquitetura dessas áreas são esclarecidas em assembleias. Cada prédio possui as suas normas, portanto destacamos que você verifique e tire as suas dúvidas com o responsável antes de fechar negócio com uma empresa.

Segurança

Um dos principais motivos para a decisão de não permitir que os condôminos modifiquem as varandas com vidro, pé direito duplo, entre outras estruturas é a segurança.

Antes de tomar a decisão, os síndicos e profissionais de engenharia verificam se o prédio tem condições de suportar essas peças. Em edifícios mais velhos, provavelmente o recomendado é não instalar as cortinas de vidro.

Responsabilidade do morador

Se o seu condomínio permite o envidraçamento de varandas, você deve estar ciente de que a responsabilidade da estrutura é sua e não do prédio. Assim, todos os valores e problemas causados pela instalação estão sob responsabilidade do morador que optar por fazer essa mudança na área.

Para evitar transtornos, recomendamos que você procure uma boa empresa para fazer o serviço. Cobertura de vidro, guarda corpo de vidro, vidro para sacada e outros itens devem seguir as normas técnicas para garantir a segurança. Não esqueça de verificar se a organização cumpre todas as normas!

Outro ponto que não deve ser esquecido é sobre a ART. A instalação do vidro deve ser feita com uma Anotação de Responsabilidade Técnica, assinada por um engenheiro ou arquiteto.

Instale sacada de vidro respeitando as regras!

Sabemos que o fechamento de varanda traz muitos benefícios, mas é preciso seguir as regras para a instalação! Ressaltamos a necessidade de consultar o seu síndico para saber se é seguro e se não afetará a fachada do prédio.

Caso estiver tudo certo, pesquise uma empresa reconhecida no segmento para fazer o serviço. Fechar negócio apenas pelo envidraçamento de sacada preço pode gerar prejuízos no futuro, o mesmo vale para muro de vidro e outras estruturas!

Fonte: Viva o Condomínio

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Hall de entrada: o cartão de visitas do seu condomínio.
Como executar serviços condominiais durante a pandemia
Especialista lista cuidados com equipamentos e áreas comuns em condomínios durante a Covid-19
Lei estadual estabelece novas regras para serviços de delivery em condomínios