Academia em condomínios

Academia em condomínios

Durante o verão é quando as pessoas costumam ficar mais preocupadas com seus corpos, já que desfilam com roupas menores pelas praias, piscinas e afins. Por essa razão, resolvemos falar, hoje, sobre as academias em condomínios. Ficou interessado nessa ideia?! Saiba mais a seguir!

Os meses mais quentes do ano costumam aumentar o interesse das pessoas pela prática de exercícios físicos, já que o verão chega… A academia no prédio é uma alternativa mais barata, rápida e muito mais prática para os seus moradores, quando colocada adequadamente em prática.

Alguns edifícios, mais modernos, já têm esse espaço em suas dependências – e, por vezes, incluindo outros, como salões para aulas de ioga, pilates e danças. Quem mora num condomínio com um local bem estruturado para a prática de atividades físicas pode ir em qualquer horário, praticamente.

Ou seja, não existirá desculpa de falta de tempo. É só achar um encaixe de manhãzinha, antes do almoço ou, até, depois do trabalho. Além disso, estando, literalmente, na sua casa, poupa-se muito tempo que seria gasto com trânsito para chegar a algum local fora – academia, quadra, salões de dança etc.

Agora, caso o seu condomínio não tenha um espaço dedicado à prática de esportes, mas quer criá-lo, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é convocar uma assembleia para que o assunto seja debatido pelos moradores, que devem expor suas opiniões sobre ele, discutindo o tema.

É preciso ponderar sobre o investimento inicial necessário, a manutenção e preservação dos aparelhos e utensílios (evitando acidentes), além de ser muito recomendável a contratação de profissionais de educação física para auxiliarem na execução correta das atividades.

Outra sugestão diz respeito à exigência da apresentação de uma avaliação física, feita por um médico, por parte dos moradores que querem utilizar esses espaços, atestando que estão aptos para a prática de exercícios. Sobre as regras de utilização, não há uma regulamentação fixada a ser seguida.

Por isso, depois de concordada a feitura de um espaço desses no prédio, é na assembleia convocada sobre o tema que devem ser discutidas as normas do espaço, devendo ser seguidas por todos os condôminos e, preferencialmente, serem incluídas no Regimento/Regulamento Interno.

Há, no geral, algumas regras comumente utilizadas nos condomínios, como:

  • Não é permitido o uso da academia por menores de 16 anos – os responsáveis dos jovens entre 16 e 18 anos precisam assinar um termo de responsabilidade, autorizando-o a utilizar o espaço;
  • É obrigatório o uso de tênis e roupas adequadas a pratica de atividades físicas;
  • Os aparelhos e utensílios (halteres, anilhas, caneleiras etc.) devem ser limpos após o uso.

Além das vantagens já apresentadas, a academia no condomínio auxilia a promover maior integração entre os moradores, podendo gerar outros encontros, esportivos ou não, e motivando-os mutuamente, além de melhorar a convivência condominial. Outro ponto positivo é a valorização do imóvel. E então, que tal investir nessa ideia?!

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!
Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Hall de entrada: o cartão de visitas do seu condomínio.
Como executar serviços condominiais durante a pandemia
Especialista lista cuidados com equipamentos e áreas comuns em condomínios durante a Covid-19

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário