Transformar para recriar e reutilizar

Transformar para recriar e reutilizar

Sabe aquele seu velho tênis de estimação? Aquele que você já colou a sola, fez alguns remendos, costurou alguns furinhos e mesmo assim você continua usando? Provavelmente algum familiar já disse que você precisa se desfazer dele com urgência (risos). Embora o que motive a maioria das pessoas a continuar usando um tênis velho seja o apego e as boas lembranças que ele traz, você sabia que, ao fazer isto, você está adotando uma atitude sustentável?

Mesmo vivendo em uma época em que tudo parece tão descartável, muitas pessoas costumam ter uma relação um pouco diferente com as peças de vestuário. Quem não guarda um moletom desbotado bem gostoso no armário ou um vestido bem confortável, todo remendado, perfeito para ficar em casa, que atire o primeiro novelo de retalhos (risos)!

Além de consertar e remendar as peças, é possível transformá-las em novos elementos. Aquela calça jeans surrada pode virar um short ou até mesmo uma bolsa! Já aquele vestido que você adora pode ser transformado em uma blusa bastante estilosa. E sabe aquela sobra de tecido que você tem em casa? Ao ser aplicado naquele seu velho sapato, você terá um calçado novo e, provavelmente, exclusivo.

Vale lembrar que o termo “reutilizar” faz parte dos 3 R’s da sustentabilidade e que, ao aplicar este conceito no seu dia a dia, você estará contribuindo de forma efetiva para a saúde do planeta. Ah, mas não vale usar aquela roupa ou sapato todo rasgado com a desculpa de que você está sendo sustentável! Reutilize quantas vezes for possível, faça reparos, invente uma nova função para a peça, mas tenha bom senso!

Quando você não conseguir mais reinventar uma peça, não desista dela. Não a descarte no lixo comum do seu condomínio! Procure costureiras ou ateliês que trabalhem com artesanato e verifique se eles recebem esses materiais. A criatividade das pessoas que trabalham nestes lugares é tamanha que elas conseguem reaproveitar todo tipo de material, até mesmo aquele que você achava que não teria mais utilidade.

Então você já sabe! Sempre que possível, reutilize as roupas e calçados do seu guarda-roupa. Existem vários vídeos na internet que ensinam técnicas para transformar as peças em novos modelos. Mas, se você acha que não tem talento nenhum para recriar novas peças, não se sinta mal! Doe as peças que você não utiliza mais para casas e abrigos que recebem pessoas vulneráveis. Certamente muita gente ficará feliz com esta atitude. Ajudar o próximo faz bem para o planeta e para o coração!

 

Fonte: Condomínios Verdes

8 DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO AR EM CASA
MICOS DA DECORAÇÃO – PODE USAR? DEPENDE
Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa
19 formas de usar o bicarbonato de sódio como aliado na faxina
10 UTILIDADES DO PAPEL-ALUMÍNIO QUE VÃO ALÉM DA COZINHA
8 TRUQUES CASEIROS PARA ACABAR COM AS FORMIGAS

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário