Dia da Mulher – Aumento no espaço das mulheres nos condomínios

Dia da Mulher – Aumento no espaço das mulheres nos condomínios

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, resolvemos trazer, na matéria de hoje, um tema muito interessante: o aumento no espaço das mulheres dentro dos condomínios. Em diversos cargos e funções, elas se fazem cada vez mais presentes. Confira!

Essa data celebra a luta e a conquista das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, englobando aspectos sociais, políticos e econômicos. Desde o século XIX, as mulheres, principalmente da Europa e dos Estados Unidos, lutavam por vidas melhores.

Dentre os aspectos reivindicados estavam, por exemplo, jornadas de trabalho mais curtas (já que chegavam a até 16 horas diárias) e salários equivalentes aos homens (já que recebiam cerca de 1/3 que os homens, desempenhando a mesma função). Não foi fácil, mas os frutos vêm sendo colhidos.

Segundo registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos, em maio de 1908 (na época, “Dia Nacional da Mulher”), quando mais de mil e quinhentas mulheres se uniram em prol da igualdade no país, tanto política, como econômica.

As russas também protestaram, e, em 08 de março de 1917, mais de noventa mil mulheres russas pediam melhores condições, no movimento que ficou conhecido como “Pão e Paz”, e que foi o marco para a escolha da data do Dia Internacional das Mulheres – mas só em 1921 a data foi oficializada.

Só então muitos anos depois, na década de 1970, a Organização das Nações Unidas reconheceu o Dia Internacional das Mulheres e, desde então, ele é celebrado, anualmente, ao redor de todo o planeta. Além de servir como homenagem e comemoração, a data ainda trata de conscientizar.

A conscientização sobre a luta das mulheres por seus direitos e a importância da mulher em qualquer ambiente ainda acontece, visto que, mesmo nos dias de hoje, com tanta informação, muitas mulheres são discriminadas pelo simples fato de serem mulheres, em diversos âmbitos.

Dentro dos condomínios, a presença da mulher está em crescimento. Elas ocupam funções como, por exemplo, de porteiras, zeladoras e vigilantes, antes só ocupadas por homens. Além disso, muitas mulheres são síndicas, liderando e administrando seu condomínio.

Mesmo que as oportunidades tenham se expandido para as mulheres, ainda é possível observar, infelizmente, o preconceito. Muitas pessoas, até mesmo os condôminos e colegas de trabalho, não confiam nas mulheres para a execução de serviços como zeladoria e vigilância.

Por isso, é tão importante que, independente da função que ocupem, as mulheres busquem se qualificar e especializar, tornando-se cada vez mais capazes de exercer qualquer cargo que quiserem. Independente disso, a força e a sensibilidade da mulher são, sem dúvidas, diferenciais importantes.

Muitas pessoas relatam, inclusive, que, ao ter uma mulher à frente do condomínio, o cuidado com o bem comum é maior, além da atenção dada aos moradores. E, de forma geral, as mulheres apresentam um perfil mais conciliador em relação aos homens.

Dessa forma, as síndicas mulheres costumam ter mais empatia para resolver os problemas, colocando-se no lugar do outro e, com isso, analisando diversos aspectos de uma situação, aumentando as chances de resolver o problema. Elas também costumam ser mais detalhistas e cuidadosas.

Com tudo isso que falamos, esperamos que tenha ficado claro, para todos, a enorme importância da mulher e de respeitar seu espaço e seus direitos (arduamente conquistados), independente do posto profissional que ocupem. Um Feliz Dia da Mulher para todas as mulheres!

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!
Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Condomínios são obrigados a fixar cartazes sobre atendimentos a mulheres em situação de violência
Hall de entrada: o cartão de visitas do seu condomínio.
Como executar serviços condominiais durante a pandemia

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário