Saiba fazer a limpeza correta após terminar a reforma de um imóvel

Saiba fazer a limpeza correta após terminar a reforma de um imóvel

Depois de pensar em todas as etapas da reforma de um imóvel, incluindo projeto, materiais e mão de obra, falta apenas um detalhe fundamental para finalmente desfrutar do resultado: a limpeza.

Essa etapa é importante para tirar manchas de tinta, restos de gesso, cimento e resíduos da reforma, deixando o ambiente pronto para receber os móveis e itens de decoração. Vale lembrar que uma limpeza pós-obra é diferente de uma faxina cotidiana, pois os tipos de sujidades e os produtos são específicos.

Confira nossas dicas de como fazer a limpeza correta após uma reforma:

 

Antes de começar a limpeza

Para organizar os materiais que serão usados e evitar interrupções durante a faxina, é necessário listar todas as superfícies a serem limpas e os produtos adequados para cada caso.

Alguns produtos de limpeza essenciais são: solventes para tintas, removedores para ceras, limpadores de sujeiras pesadas para piso, limpa-vidros, sabão líquido, desinfetante e álcool. Antes de aplicá-los, leia com atenção e siga as instruções indicadas nos rótulos. Isso evita que você danifique o material a ser limpo.

Lembre-se de fazer um teste em uma área reduzida da superfície. Também não deixe de remover todo o produto com bastante água para não causar manchas.

Algumas ferramentas básicas também são importantes: espátulas, esponjas, panos, baldes, vassouras, rodos, aspirador de pó e escadas.

 

Como fazer a limpeza após a reforma de um imóvel

Qualquer reforma, por mais simples que seja, produz muita poeira, sujeira e entulho, por isso, o primeiro passo é retirar todo o lixo e móveis possíveis. Isso abre espaço no local e facilita a faxina.

Antes de iniciar a limpeza mais detalhada, tire o pó mais “grosso” do piso e janelas varrendo ou com aspirador de pó.

É recomendável começar a limpar o imóvel de cima para baixo, ou seja, do teto em direção ao chão, e dos fundos para a entrada. Essa orientação visa evitar que as pessoas pisem onde já está limpo.

 

Teto e paredes

Para limpar o teto e as paredes, uma vassoura úmida com água é suficiente. Esprema as cerdas da vassoura até que não pingue mais e passe-a no canto que une a parede e o teto, além de “varrer” a extensão dessas áreas. Em paredes com azulejos, retire o excesso de rejunte e manchas de tinta e passe o produto de limpeza indicado. Depois finalize com um pano úmido e outro seco.

 

Móveis e objetos

Nos armários, prateleiras e lustres, por exemplo, o acúmulo de pó pode ser limpo com um pano úmido com água e detergente. Por fim, se necessário, utilize um lustra-móveis, polindo a superfície.

Para retirar facilmente adesivos de louças sanitárias, vidros e onde mais eles estiverem, o indicado é encharcar o adesivo e tirar com cuidado usando uma espátula plástica. Caso sobrem pedaços menores, utilize água quente.

 

Janelas e vidros

Depois que as janelas e vidros estiverem sem pó, a limpeza deve ser feita com limpa-vidros que removem gordura, tinta, cola e outras sujeiras. Também podem ser usados raspadores de vidros especiais, que não riscam.

 

Pisos

Última parte a ser limpa depois da reforma, o piso merece atenção especial, porque os resíduos podem danificar o revestimento novo. Nesse caso, são necessários produtos especiais para limpeza pesada, que não mancham ou agridem o brilho das cerâmicas.

A limpeza mais “fina” de porcelanatos, por exemplo, pode ser feita com detergentes neutros diluídos em água e panos macios, além dos produtos específicos para este tipo de superfície. Para pisos de madeira, varrer o chão com vassoura de cerdas macias e passar um pano úmido já confere um resultado eficiente.

Para um melhor resultado e uma manutenção mais fácil, durante a limpeza pós-obra é interessante aplicar produtos protetores, seladores e antiderrapantes no piso novo.

 

Na limpeza após a reforma de um imóvel é muito importante prestar atenção aos mínimos detalhes, pois assim você conseguirá manter o aspecto de “novo” dos materiais usados e sentirá que todo o trabalho valeu a pena. Depois é só descansar e curtir sua casa nova. ?

Fonte: CasaShow

Coronavírus: veja quais cuidados devemos ter ao chegar em casa
Higienização correta das mãos é medida eficaz na prevenção do coronavírus, diz microbiologista
Pensando em reformar o apartamento? Confira nossas dicas!
Consultor ensina a elaborar agenda de trabalho e lista de insumos para organizar limpeza de condomínios
Benfeitorias no condomínio
18 de setembro de 2019
Reformar faz diferença
20 de fevereiro de 2019

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário