Técnicas para uma boa assembleia

Técnicas para uma boa assembleia

Realizar uma assembleia direta, eficiente e com o envolvimento efetivo dos condôminos pode ser um desafio e tanto. Pensando nisso, resolvemos fazer a matéria de hoje, trazendo técnicas para te ajudar a fazer uma boa assembleia. Continue lendo e confira!

Dificilmente, os moradores se sentem estimulados a comparecer numa reunião condominial. Isso porque ela pode ser muito longa, acabar não concluindo os assuntos discutidos, gerar brigas entre condôminos… Enfim. As razões são muitas, porém, também há soluções!

Preste atenção nos tópicos a seguir e experimente nossas sugestões!

  • Antes da assembleia

O síndico deve disponibilizar todo o material possível antes da reunião, para que os moradores, que têm a obrigação de verificar os documentos, já cheguem informados e cientes da situação, dos questionamentos que querem fazer, dúvidas que surgiram etc. Dessa forma, os condôminos se preparam melhor para o encontro, que acontecerá de maneira mais organizada.

  • No início da assembleia

Algumas normas devem ser faladas, para que a reunião ocorra da melhor maneira possível. Pode ser feito um combinado entre todos os presentes sobre algumas condutas, como, por exemplo:

  • Desligar o celular;
  • Levantar a mão, para pedir a palavra;
  • Seguir o que está na pauta da reunião;
  • Delimitar um tempo para a discussão e conclusão de cada pauta;
  • Não interromper o vizinho;
  • Tempo máximo, por vez, para cada um falar.

Dessa forma, tudo será feito com mais respeito e organização. Vale ressaltar que o presidente da mesa, que conduzirá as discussões, precisa ser alguém que se sinta confortável e apto para esse papel.

Porém, como nem sempre as regras e acordos são respeitados, algumas situações controversas podem acabar surgindo e, por isso, separamos as dicas abaixo, para você não se desesperar e saber como contornar alguns dos obstáculos mais comuns, da melhor maneira possível. Veja só:

  • Assuntos fora da pauta

Às vezes, um morador levanta uma questão que não está na pauta, mesmo todos tendo concordado em não fazer isso, e aí o síndico deve ouvi-lo e, depois, tranquilizá-lo, falando que aquele assunto será continuado posteriormente, mas não naquele momento, comprometendo-se em ajudar.

  • Interrupções

Ser interrompido a todo o momento faz com que o ritmo da assembleia seja quebrado, além de aumentar os níveis de estresse e atrapalhar a ordem da reunião. Quando isso acontece, o presidente da mesa deve lembrar o que foi acordado, pedindo para que as interrupções não voltem a acontecer, e cada pessoa espere sua vez para falar.

  • Explanações longas e confusas

Quando alguém começa a falar e prolonga muito o pensamento, tornando-se pouco claro e objetivo e, muitas vezes, repetitivo, sobre o seu ponto de vista, o presidente precisa ressaltar o tempo que todos têm para falar, além do tempo da pauta, e repetir, de forma resumida e clara, o que aquela pessoa estava tentando dizer, de modo que todos entendam.

  • Acusações pessoais

Quando há algum problema específico entre dois condôminos, é comum que a rixa entre eles se aflore nas reuniões, gerando comentários desnecessários. Nesse caso, deve-se separar o problema da pessoa, tentando fazer com que uma parte entenda o ponto de vista da outra. A conversa pode ser difícil, porém, é necessário tentar conversar pacificamente, separando o problema que acontece no condomínio (e que pode ser solucionado) de problemas pessoais (que devem ser deixados de lado).

  • Depois da assembleia

É essencial que o síndico dê continuidade às questões levantadas em assembleias, na pauta ou não, independente do tema em questão. Quando os moradores recebem o feedback do síndico, referente aos assuntos levantados nas reuniões, sentem-se respeitadas e zeladas e tendem a comparecer mais às assembleias, e de maneira mais aberta, num clima melhor e colaborando.
Esperamos que tenhamos ajudado com tantas sugestões que trouxemos. Independente do problema que surja durante (ou antes, ou depois) de uma assembleia condominial, é necessário ter calma e paciência para resolvê-lo, zelando pelo respeito e bom sendo sempre, em primeiro lugar.

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