Já sabemos que a movimentação no fim de ano aumenta nas áreas comuns dos condomínios, mas será que isso pode comprometer a segurança dos moradores?
Férias, Natal e Réveillon, época de muita comemoração e alegria. Porém, é nesse momento que é preciso aumentar a atenção com a segurança. A movimentação dobra com a chegada do fim de ano e durante esse período aumenta as ocorrências de roubo em residências.
A segurança está entre os principais motivos que levam as pessoas a morarem em condomínios. Alguns reforços devem ser feitos no final de ano, época com mais circulação de pessoas que não vivem no local, além de famílias que viajam ou preferem passar o recesso em casa. Veja algumas dicas:
- Fique de olho!
Observe bastante os arredores antes de entrar ou sair do condomínio. Grande parte dos assaltos ocorre neste momento, o que também facilita a entrada de um criminoso.
- Atenção ao autorizar a entrada
Nunca permita uma entrada sem ter certeza de quem é a pessoa que está entrando. Há casos em que o morador simplesmente autoriza uma entrada, porque supor que alguém outro membro da casa sabe do que se trata.
- Certifique-se
Fique atento a qualquer serviço que esteja sendo realizado dentro do condomínio seja devidamente acompanhado e vigiado. Nessa época é muito comum utilizar o 13º para fazer reformas, contratar mão de obra e mais. Se esse for o caso, pesquise bem sobre quem fará o serviço e peça indicação.
- Oriente os profissionais
Encaminhe da melhor forma os funcionários de confiança. Eles devem sempre ser alertados para as formas de execução usadas pelos bandidos, bem como capacitados para tomar as medidas necessárias quando detectarem algum perigo.
- Desça sempre até a portaria
Ao solicitar a entrega de encomendas, evite a preguiça e desça para buscar. Dessa forma, o porteiro ou outro funcionário não precisa sair da guarita para acompanhar o entregador e deixar o local vazio. Nessa época é muito comum receber encomendas, como os presentes de Natal comprados pela internet, por isso a atenção deve ser redobrada.
- Teste os itens de segurança
Câmeras de monitoramento, alarme e cercas elétricas devem ser sempre utilizados e testados para ter certeza sobre seu bom funcionamento.
Com frequência, os moradores se descuidam e esquecem de colocar em prática as regras básicas de segurança. Esse cuidado é um dever de todos. Invista na sua tranquilidade.
Referências:
Nenhum Comentário