Pensando em reformar o apartamento? Confira nossas dicas!

Pensando em reformar o apartamento? Confira nossas dicas!

Como um apartamento novo e na planta pode custar bem caro, uma alternativa para investir em um imóvel é comprar um mais antigo e reformar.

Muitas vezes, um apê velhinho após uma boa reforma terá tanta qualidade nas instalações quanto um novo, além do charme que só as construções antigas têm.

A questão é que quem for investir nesse tipo de imóvel precisa saber de alguns detalhes para não se prejudicar.

Neste artigo, selecionamos sete pontos essenciais para você que está considerando comprar um apartamento que precisa de reforma.

 1° Preço mais Baixo Significa Maltratado e Precisando de Reforma

Se você for comprar um apartamento antigo com um valor bem abaixo do mercado, não se engane: ele provavelmente precisa de reforma. É bem provável que parte do que você economize na compra tenha que ser investida em uma reforma.

O lado bom é que, muitas vezes, o valor da compra de um imóvel velho somado ao da obra é inferior ao custo de um apartamento novo e na planta. Isso significa que você economizará dinheiro se investir na reforma de um apê antigo, além de receber um espaço que tem características mais pessoais, com o jeito daquele lugar onde você sempre sonhou morar, ao invés de um aspecto genérico e padrão de construtora.

Mas cuidado para não se sabotar e investir em um apartamento antigo que precisa de reforma e ficar morando em um lar sem uma estrutura adequada e sem aconchego.

 2° Pesquise o Valor de uma Reforma de Apartamento em Fontes Confiáveis

Cuidado com a fonte de informações sobre quanto custa reformar um apartamento. Muitos sites falam de valores que não condizem com o local onde você mora. E muita gente que já reformou não fala o custo certo (muitas vezes, nem é por maldade, mas porque não contabilizou realmente tudo o que gastou). Então, atenção a quanto custa reformar. Também não se deixe levar pelo papo de corretor que, muitas vezes, busca minimizar o valor da obra.

Em São Paulo, por exemplo, o metro quadrado de uma reforma de apartamento completa custa, em média, a partir de R$ 2.500,00 (o valor é uma média do quanto se gasta em cômodos mais caros, como cozinha e banheiro, e dos mais baratos, sala e quarto).

3° Planeje-se para o Tempo de Reforma Antes de Entrar

Não tenha pressa. Em pouco tempo, você irá pegar a chave e morar onde sempre quis. Mas é preciso aguardar o período do desenho do projeto e da execução da obra. Saiba aguardar esse intervalo e planeje-se.

Planejar significa que você precisa de um lugar para viver enquanto não pega as chaves. Se a reforma demorar três ou mais meses, durante esse período você terá que pagar um aluguel e dois condomínios (o do seu apartamento em reforma e o do seu apê provisório). Conte com esse gasto extra antes de começar a reformar.

Planejar também significa buscar um arquiteto no momento certo para entrar rapidamente em sua casa. Cerca de dois meses antes de receber a chave, comece a visitar escritórios de arquitetura que combinam com seu estilo. Após conhecer alguns profissionais, tente fechar o negócio aproximadamente um mês antes de receber a chave. Durante esse um mês que antecede a entrega, os arquitetos farão o projeto da reforma e irão compor todos os desenhos de como ficará sem novo apê, além de criar cronogramas de trabalho. Como eles iniciaram os trabalhos antes, assim que você receber as chaves, eles podem dar início às reformas e você não deixará o espaço vazio e de portas fechadas por nenhum dia.

 4° Prepara-se para os Próximos Meses

Esteja preparado para o período que durar a reforma. Saiba que você precisará de um tempo para visitar seu arquiteto e aprovar o projeto, contar do que gosta e do que não gosta. Também esteja preparado para visitar lojas (muitas vezes acompanhado de profissionais) para eleger as peças e materiais que serão usados na obra, como louças, metais revestimentos etc. Reserve este tempo em sua agenda e aproveite.

 5° Se acalme: Você não está Sozinho na Jornada da Reforma

Quando você faz uma reforma, é normal que paredes tenham que ser derrubadas, que um pó e sujeira se levantem e até imprevistos aconteçam. Mas você não está sozinho.

Por exemplo, os profissionais gerenciam a obra de perto, solucionando todos os problemas que acontecerem e fazendo da reforma um período prazeroso e que marcará a edificação do espaço onde você sempre sonhou morar. Também irão respeitar um cronograma para você pegar a chave o mais rápido possível, te indicar bons prestadores de serviço para cada uma das etapas e avaliar o custo-benefício de cada material que será usado na reforma – além de acompanhá-lo em lojas de materiais de construção e decoração para escolher boas peças. Contratando um bom escritório de arquitetura, você nunca estará sozinho.

 6° Não Tenha Medo da Reformar – Contrate um Arquiteto que ele Cuidará de Tudo

Se você fez a escolha correta no escritório de arquitetura, não tenha medo. Acredite que o seu apartamento está em boas mãos.

Seu dinheiro será bem investido, os materiais terão qualidade e os profissionais envolvidos serão comprometidos e talentosos. Não tenha medo.

E também não tenha medo de obra. Se os profissionais disserem que precisam quebrar as paredes para avaliar a parte elétrica e hidráulica, acredite neles. Aliás, é sempre bom fazer uma inspeção nessas partes para evitar problemas em um prazo recente.

Se elas forem trocadas a tempo, você irá evitar dores de cabeça em um período de aproximadamente 20 anos.

 7° Divirta-se! Aproveita que não é Todo dia Que se Faz uma Reforma

Nossa dica derradeira é para você ser feliz enquanto reforma. Tente levar tudo com leveza e ver esse tempo como o momento em que o lar dos seus sonhos está sendo construído. Divirta-se em lojas de materiais de construções, no contato com o arquiteto, ao visitar a casa. Cada um dos profissionais pode te contar diversas curiosidades sobre uma reforma e muito do que você poderá viver ali será único. Um apartamento reformado é um espaço novo para você ser feliz. Tente desfrutar desse momento único de sua vida e curtir cada segundo.

Via: Seu Condomínio

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!
Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário