Entenda por que o aroma faz toda a diferença em um ambiente

Entenda por que o aroma faz toda a diferença em um ambiente

Já percebeu que algumas lojas têm um cheirinho gostoso? E já reparou como esse aroma faz toda a diferença? Isto porque a nossa memória olfativa, uma das principais características do ser humano, é responsável pelas sensações que os aromas podem nos causar.

De acordo com a especialista em aromaterapia, Sali Freitas, o nosso corpo reage ao cheiro antes mesmo de nos tornarmos consciente dele. Ou seja, ao entrar em um ambiente, o aroma do lugar é a primeira coisa que notamos. “Cerca de 80% das nossas emoções são geradas pelo olfato e nós nos recordamos de 35% dos cheiros que sentimos”, explica.

Deste modo, os aromas podem ser responsáveis pelo tipo de conexão que criamos com os ambientes. Para torná-los mais agradáveis, pode-se criar aromas específicos para cada um. Confira as dicas:

Sala
Por ser o ambiente que recebe amigos e familiares, a sala pede por um aroma aconchegante, que traga a sensação de bem-estar. Vale apostar em alecrim, cravo e canela, verbena e capim limão.

Cozinha
Como é o ambiente que costuma ter mistura de cheiros, recomenda-se aromas cítricos como laranja, limão e citronela. Para dar um jeito no cheiro de frituras, boas opções são anis, cravo, canela e erva-doce.

Banheiro
Os banheiros pedem aromas que sejam frescos e ressaltem a limpeza do local. Além dos tradicionais florais, como lavanda e flor de cerejeira, você pode optar por citronela, limão e capim-limão.

Quarto
Por ser o cômodo onde descansamos, os quartos pedem aromas relaxantes e tranquilos, como lavanda, camomila, flor de laranjeira, erva-doce, verbena e baunilha. Para o quarto infantil, opte pela lavanda, que é o mais suave.

É fácil encontrar nos mercados algumas opções para aromatizar os ambientes, como os difusores com varetas de bambu, velas aromáticas e aqueles aromatizadores eletrônicos, que podem ser programados para perfurmar o cômodo.

Pensando no poder que a memória olfativa tem, alguns escritórios já usam a técnica. É o caso das meninas do escritório EFTM, que utilizam a aromatização para que os frequentadores dos seus projetos lembrem de maneira positiva das experiências que vividas no espaço.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Coronavírus: veja quais cuidados devemos ter ao chegar em casa
Ano novo, decoração nova! Confira as dicas para redecorar sua casa
Locador e Locatário: Quais são as diferenças?
7 dicas para garantir acessibilidade em condomínios residenciais
Mudanças em condomínios: como organizar?

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário