8 erros na hora de limpar a casa

8 erros na hora de limpar a casa

Não é nada fácil manter a casa limpa. E, se você quiser tornar as tarefas diárias menos angustiantes, certifique-se de que não está cometendo nenhum dos oito erros abaixo, que podem tornar o processo de limpeza ainda mais desafiador.

1. Seguir fórmulas de “faça você mesmo”
Sabemos que as invenções de fórmulas de limpeza “naturais” estão por toda a internet. Porém, elas não possuem a certificação de que os produtos são cientificamente testados – o que significa que talvez não realizem um bom trabalho e necessitem de mais de uma limpeza. Consequentemente, é possível que você gaste mais dinheiro a longo prazo.

2. Usar espanador
Sim, acredite: o espanador não é um bom objeto de limpeza. Isto porque, ele só espalha a sujeira de uma superfície para outra. Opte por um pano de microfibra na hora de tirar o pó: ele é a melhor opção porque apanha e segura a sujeira em suas fibras.

3. Limpar as janelas quando está sol
Claro que fazer a limpeza das janelas é muito mais agradável em um dia ensolarado, porém o calor do sol pode fazer o sabão secar antes que dê tempo de enxaguá-lo, deixando o vidro cheio de manchas e causando um trabalho extra para você, que terá que reparar essas marcas. Ao invés de fazer isso em um dia ensolarado, que tal tentar em um dia nublado ou durante à noite?

4. Usar sapatos em casa
Deixar os sapatos na porta antes de entrar em casa é uma das ações mais inteligentes para manter a casa limpa. Essa atitude vai diminuir a quantidade de poeira e sujeira dentro da sua casa – o que significa menos trabalho na hora da limpeza também.

5. Esquecer de limpar o aspirador de pó
Sabia que se esquecer de limpar o aspirador acaba causando ainda mais sujeira e trabalho? É que o aparelho pode soltar sujeira e pelos no seu piso ao invés de aspirá-lo. Se seu aspirador é do tipo com saco interno, substitua-o quando estiver mais da metade cheio. Se for um recipiente, esvazie-o após cada utilização.

6. Não deixar de molho
Antes de limpar os rejuntes dos azulejos, por exemplo, deixe o produto agir durante alguns minutos na área. Isso vai permitir que a sujeira fique menos densa e vai exigir menos esforço na hora de esfregar.

7. Passar o produto de limpeza no lugar errado
Espirrar o spray do produto de limpeza na área que você pretende limpar não é a melhor solução. Ao passar a fórmula diretamente no móvel, por exemplo, ele cria uma área pegajosa, difícil de remover e que vai atrair ainda mais poeira – e você vai ter que limpá-lo novamente. Para evitar tudo isso, procure passar o produto em um pano e, em seguida, esfregá-lo no móvel que deseja limpar.

8. Não seguir uma rotina de limpeza
Durante uma semana agitada, por exemplo, não é nada fácil manter a rotina de limpeza, não é mesmo? A única desvantagem é que quando você for fazer a faxina, suas tarefas podem ser um pouco mais desafiadoras, por conta da sujeira acumulada. É chato limpar a casa, nós sabemos, mas fazer isso periodicamente ajuda a longo prazo.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Coronavírus: veja quais cuidados devemos ter ao chegar em casa
Higienização correta das mãos é medida eficaz na prevenção do coronavírus, diz microbiologista
Consultor ensina a elaborar agenda de trabalho e lista de insumos para organizar limpeza de condomínios
Saiba fazer a limpeza correta após terminar a reforma de um imóvel
9 utilidades da pasta de dente que você nunca imaginou
6 dicas para deixar seu pet (e sua casa!) cheirosos

2 Comentários

Deixe um Comentário