Iluminação sem erro

Iluminação sem erro

Um espaço bem planejado e confortável pede algo mais além de móveis bonitos e uma decoração bacana. Nessa hora, a iluminação pode fazer toda diferença na sua casa! Antes de tudo, analise a função de cada cômodo, o que eles têm que precisa ser destacado e qual o clima você quer que esse cantinho tenha. Com isso definido, a designer de interiores Cristina Barbara listou algumas dicas para você escolher a melhor opção de iluminação para o seu lar. Confira logo abaixo:

Iluminação de tarefas
Como o próprio nome diz, é usada em áreas onde se realiza algum tipo de trabalho (ler, escrever, cozinhar, lavar, jogar, etc.). A colocação da luminária requer alguns cuidados para que não produza sombras e nem atrapalhe a atividade. Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz bem difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral.

Iluminação geral
Este tipo vai ajudar você a definir melhor o espaço e torná-lo visualmente confortável. Quando é direcionada, ilumina melhor os planos de trabalho (mesas, bancadas e balcões), tornando o uso da luz mais eficiente e mais econômica.

Iluminação indireta
Abajures ou arandelas são alguns responsáveis por esse tipo de iluminação, proporcionando aconchego e conforto visual conforme clareia paredes e teto. A luz é instalada no chão, no gesso ou até no forro, refletindo, sem atingir diretamente, na região que precisa ser iluminada.

Iluminação de destaque
Sabe aquele móvel lindo que você herdou da família ou aquela peça de design que é a sua preferida da casa? Existe a opção de dar mais destaque para esse item com a iluminação. Aposte na luz extra focalizada!

Iluminação da área externa
Do lado de fora da casa vale destacar as espécies do seu jardim. O ideal é uma iluminação no piso focando a planta. Escolha uma parede para priorizar e, se possível, ressalte as luzes com lâmpadas AR. Para área externa devem-se usar lâmpadas blindadas. Não fique preocupado em iluminar tudo, devem-se escolher somente os principais pontos.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Energia Elétrica: Confira o que você pode fazer economizar luz no condomínio
Manutenção na varanda
17 de janeiro de 2019
18 dicas para varandas pequenas
25 de julho de 2018
9 formas de usar espelhos para valorizar os ambientes
O que considerar antes de comprar papel de parede

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário