Consultor ensina a elaborar uma agenda de trabalho e produtos a serem utilizados
Condomínios são locais com grande circulação de pessoas e, portanto, exigem atenção especial à limpeza. Ambientes sujos causam a insatisfação dos moradores e contribuem para depreciar os imóveis. Mas como manter os locais limpos e com um aspecto agradável? A palavra-chave é organização e planejamento, seja com equipes próprias ou terceirizadas. É o que preconiza o consultor técnico em Asseio e Conservação, Osmar Viviani, ao defender a importância de estabelecer um cronograma para gerir os colaboradores.
A agenda de trabalho, segundo ele, deve obedecer às seguintes perguntas: o que, como, quando e com o que limpar. Para elaborar, ele aconselha fazer a confecção in loco observando os pontos principais e as demandas específicas de cada local. Como parâmetros, deve-se analisar o tamanho dos ambientes, a quantidade de colaboradores, os tipos de produtos e normas de utilização.
“A montagem dos cronogramas baseia-se em fatos corriqueiros como limpeza de banheiros; vidros; pisos; paredes e elevadores, por exemplo, com necessidades e manutenção das operações de limpeza”, recomenda. E um dos itens importantes que a agenda deve contemplar, completa Osmar, é o horário de limpeza e o horário de manutenção dessas operações para facilitar o fluxo das pessoas e o silêncio dos locais.
Para responder a pergunta “quando?”, ele cita alguns exemplos que devem constar da agenda: ambientes que necessitam ser limpos diariamente são os elevadores; as lixeiras; corredores; hall de entrada e as academias que precisam também ser higienizadas: primeiro com água e sabão e, após, o uso de álcool gel. Já o salão de festas e salão de jogos vão depender da frequência com que são usados, mas geralmente a manutenção é feita uma vez por semana. “Nesses ambientes é sempre aconselhado definir a limpeza com os moradores”, afirma.
Para o consultor, a limpeza rotineira, feita com qualidade, pode afastar a obrigação da limpeza pesada. “O que ocorre é que os condomínios trabalham com quantidade insuficiente de mão de obra, o que acaba acarretando a necessidade de limpezas ‘extras’, que são chamadas de ‘pesadas’. A garagem, por exemplo, se for varrida semanalmente não precisará de água”, destaca.
Produtos indicados
Não utilizar produtos da linha doméstica se traduz no principal ponto a ser adotado pelos gestores condominiais. “Trata-se de um equívoco, pois além de não limparem adequadamente, produzem grandes gastos com água, uma vez que geram espuma em demasia, ocasionando maiores custos para os condomínios. Portanto, não devem ser utilizados produtos como sabão em pó, limpa-pedras e sapólio uma vez que deterioram os ambientes e ainda promovem prejuízos à natureza”, diz Osmar. Segundo ele, o uso de detergente multiuso e água sanitária são as melhores opções e facilitam a limpeza geral. Não se deve esquecer que os produtos devem ser da linha profissional e não devem ser misturados. Sendo assim, evitam-se acidentes e manchas nos locais.
Já os equipamentos indicados são os dos sistemas MOP pó (removedor de pó) e úmido (vassoura cabeleira de bruxa), e as enceradeiras para lavagem pesada dos pisos.
Bom exemplo
Síndica de dois condomínios em Jurerê Internacional, a administradora Paula Fernanda Ramos Gomes elabora uma agenda de tarefas a ser cumprida pelos colaboradores para manter os prédios sempre impecáveis. “Prezo pela limpeza diária para não acumular sujeira, especialmente porque enfrentamos problemas de maresia”, diz Paula. No Versailles, prédio com dois blocos e 20 apartamentos, a demanda de serviço é grande, pois ainda possui piscina, academia, salão de festas e duas garagens.
Para dar conta das tarefas, o condomínio mantém uma funcionária que faz oito horas por dia e uma servente terceirizada com quatro horas diárias. Na agenda, a síndica prioriza – diariamente – a limpeza do hall de entrada, que segundo ela merece mais atenção, o elevador, os corredores e corrimões, além da academia. As garagens são limpas com vassoura todos os dias, e a cada dois meses é feita uma limpeza com água. Já na piscina são recolhidas as folhas uma vez por semana assim como o salão de festas que é limpo toda a semana, mesmo que não tenha uso.
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