Entenda como a fadiga age em produtos de impermeabilização

Entenda como a fadiga age em produtos de impermeabilização

No universo da construção civil, a robustez e a eficácia de produtos impermeabilizantes são postas à prova diariamente. Mas o que realmente compromete a integridade destes materiais ao longo do tempo? É aqui que o termo “fadiga” entra em cena: conhecê-lo é importante para quem lida com obras no dia a dia.

O engenheiro civil Anderson Oliveira, gerente técnico sênior do Grupo Soprema, explica o que é fadiga. “Ocorre quando há falha mecânica localizada em algum ponto da obra, normalmente provocada por uma repetição alternada em um ponto específico”, afirma.

Um exemplo no segmento de impermeabilização, que deixa essa explicação mais fácil de entender, é imaginar uma laje impermeabilizada que é aquecida pelo sol da tarde e depois esfria durante a noite – o produto utilizado passa por uma dilatação e depois uma contração – após uma longa sequência de repetições, pode ocorrer a falha.

Outras causas que levam à fadiga são: qualquer tipo de esforço que acontecer em uma estrutura, como carros passando em uma ponte ou o tremor dos prédios construídos próximos a linhas de trem.

Como identificar

Segundo o engenheiro, a fadiga é difícil de se detectar inicialmente sem uma avaliação profunda, pois os efeitos iniciais podem apresentar-se sob a forma de trincas ou fissuras, que podem chegar ao longo do estresse mecânico dos ciclos a situações de ruptura completa. “É importante entender o comportamento de cada produto com a fadiga para garantir a durabilidade e eficácia dos materiais”, afirma Oliveira.

Continue a leitura: https://condo.news/manutencao-predial/entenda-como-a-fadiga-age-em-produtos-de-impermeabilizacao/

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário