22 de Março • Dia Mundial da Água

22 de Março • Dia Mundial da Água

Em vista da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

Todos sabem como a água é essencial para o dia a dia. No entanto, muitas vezes não são percebidos os erros cometidos ao utilizá-la indevidamente e só é possível ter dimensão do quão indispensável ela é quando damos falta da mesma.

Pensando nisso, como você, síndico(a), e seus condôminos podem evitar desperdício desse bem tão precioso no condomínio?

1. Use a tecnologia como aliada! Em conjunto com atitudes que visam diminuir o consumo de água, isso vai fazer diferença para o futuro das próximas gerações e, também, no bolso dos condôminos.

2. Sempre lembre os moradores sobre a importância de economizar! Distribua comunicados e lembretes nas áreas comuns do prédio com dicas simples para diminuírem o consumo e, consequentemente, as contas.

3. Procure os vazamentos para evitar o desperdício! Faça inspeções regulares para detectar possíveis vazamentos e fiscalize a cada seis meses (no mínimo) todas as válvulas e torneiras do edifício. Em caso de qualquer problema, providencie o reparo.

4. Economize no gasto por torneiras e chuveiros! Atualmente, existem empresas especializadas em redutores de vazão para chuveiros e torneiras que garantem uma economia significativa de água.

5. A individualização dos hidrômetros ajuda na conscientização dos moradores! Isto porque, em vez do condomínio ratear o gasto total de água entre os todos, cada apartamento paga apenas o que consumir. Com este sistema mais justo, surge a motivação para que cada pessoa adote hábitos que diminuam seus gastos de água.

6. Vale a pena investir na troca dos vasos sanitários! “Como assim?” As bacias de privadas com válvulas mais antigas soltam entre 12 e 24 litros de água por descarga. Já os vasos mais modernos, com caixa acoplada, despejam apenas 6 litros. Lembrando que ainda existem vasos sanitários que despejam um volume de água diferente conforme a necessidade.

8. Reaproveite a água! Diferenciar o uso da água para chuveiros e pias do uso para descargas e lavagem de pisos com uma estação simples de tratamento de água já é bem comum no mercado. Além da alternativa de reaproveitar a água da chuva, por meio de reservatórios, usando-a para regar jardins e limpar as áreas comuns.

Além de ajudar o meio ambiente seguindo essas dicas, no final do mês, você ainda verá o resultado na conta de água.

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário