4 dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

4 dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

De acordo com o jornal Extra, a procura por locação de imóveis teve crescimento nos primeiros dias do ano. Atualmente, diversos motivos levam uma pessoa a alugar um imóvel, sejam eles a busca por independência, aproveitar novas oportunidades de estudo ou trabalho, o início da vida a dois, entre diversos outros.

 

Ao alugar um imóvel o inquilino deve estar atento a diversas questões envolvidas como localização, espaço, estrutura e até mesmo ao perfil da vizinhança. Portanto, antes de você escolher seu imóvel, analise bem todos os pontos que podem interferir no seu dia a dia. 

 

Vai alugar um imóvel pela primeira vez? Confira nossas dicas neste post. 

 

 

  • Pesquise com atenção e paciência

 

Não tenha pressa para escolher o imóvel que melhor se adapta à sua rotina e aos seus planos. Coloque na ponta do lápis os gastos e analise o custo-benefício. Você pode usar o site da Pacífica para pesquisar o imóvel que te agrada.

 

 

  • Atente-se à documentação

 

O locatário precisa ser maior de idade e deve apresentar seus documentos à imobiliária. Solicite sempre o contrato de locação, pois ele será responsável por garantir amparo às duas partes caso ocorra algum problema.

 

 

  • Analise a situação do imóvel antes de pegar as chaves

 

Antes de assinar o contrato pesquise se o locador é realmente o titular do imóvel. 

 

 

  • Atente-se aos valores

 

 

De acordo com o site Casa e Jardim, por lei, o aluguel só pode sofrer reajuste anual, a fim de corrigir a inflação da moeda. Caso o aluguel esteja defasado, o locador, ou mesmo o próprio locatário, pode pedir a revisão a cada três anos. Neste caso, o ideal é que as partes cheguem a um consenso. 

No caso de apartamentos, atente-se ao valor do condomínio. É proibido repassar ao locatário as despesas de condomínio extraordinárias, ou seja, as que estão relacionadas à construção de benfeitorias no edifício, tais como a ampliação da garagem, piscina ou área de lazer. O inquilino só é obrigado a arcar com as despesas relacionadas à conservação, como pintura e manutenção dos elevadores.

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário