5 cuidados essenciais para o uso do elevador

5 cuidados essenciais para o uso do elevador

uso do elevador em prédio requer alguns cuidados por parte de moradores e do síndico, afinal, a manutenção precisa estar em dia a fim de não causar nenhum acidente.

Além disso, os moradores devem cumprir as regras relativas ao elevador, pois de nada adianta ele estar com a manutenção em dia se não for bem utilizado. Confira:

1 – Cuidados com o peso máximo

Tanto o limite de pessoas no elevador quando o de carga precisa ser respeitado. O excesso ocasiona risco à segurança dos passageiros, bem como reduz o desempenho do elevador, aumentando os gastos em manutenção. Todos os elevadores precisam, obrigatoriamente, ter uma placa indicando o limite de peso e passageiros.

Segundo a lei que rege a fabricação e manutenção de elevadores em nosso país, (NM 207 para elevadores com casa de máquinas e NBR 16042 para elevadores sem casa de máquinas) cada passageiro equivale a 75 kg. Isso significa que um equipamento que transporta até 8 passageiros possui capacidade de carga de 600 kg.

2 – Limpeza: nada de água em excesso

Todo o cuidado é pouco na hora de limpar o elevador. Por isso, o síndico ou a empresa responsável pela limpeza precisa orientar os colaboradores a não usarem água na limpeza, afinal, o elevador possui muitos componentes elétricos e eletrônicos que podem deixar de funcionar com o contato com a água. Um pano úmido já resolve o problema.

Além disso, é necessário tomar cuidado para que a água da chuva não escorra no poço do elevador pela garagem ou portaria. Desse modo, a checagem periódica da casa de máquinas para evitar infiltrações garante o pleno funcionamento dos elevadores. Caso ocorra um incidente é preciso chamar a assistência técnica do equipamento, bem como desligar a chave geral.

3 – Não forçar a porta do elevador

Esse é um dos maiores problemas na manutenção dos elevadores. As pessoas, por vezes forçam a abertura da porta.

Elas são automáticas e há um sensor que indica que o elevador está no andar. Assim, a porta se abre. Caso a porta não esteja exatamente alinhada com o andar, a porta não se abre, mesmo se a pessoa forçar.

4 – Evitar brincadeiras

O elevador é um meio de transporte e é preciso evitar brincadeiras, principalmente para crianças.

Pular, correr, bater nas paredes, apertar os botões várias vezes, tudo isso prejudica o funcionamento do equipamento e pode ocasionar acidentes.

5 – Cuidado com os pets

Carregue o seu pet no colo para garantir a boa convivência com os outros condôminos e também para proteger o seu pet, evitando que fique preso na porta ou que algum outro problema ocorra.

Os condomínios possuem regras específicas para levar o seu pet, normalmente pelo elevador de serviço.

 

Fonte: Condo Brasil

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário