7 dicas práticas para economia de água

7 dicas práticas para economia de água

Hoje é o Dia Mundial da Água e, com ele, ficam em voga discussões sobre seu uso consciente e preservação. Nesse mesmo barco, o post de hoje vem falando sobre a economia desse bem tão precioso. Interessou-se?! Continue lendo e fique por dentro de tudo!

Mais de 70% da superfície terrestre é coberta pela água, porém, estima-se que muito pouco disso (de 1% a 3%) esteja própria e disponível para consumo humano. Por isso, separamos, a seguir, sete dicas práticas que vão ajudar a economizar esse recurso tão importante. Veja só:

  1. Verifique os canos: canos furados e vazamentos podem desperdiçar muita água (e o seu dinheiro). Um pequeno buraco de 2 milímetros desperdiça 96 mil litros num período de um mês. Então, feche todas as saídas de água, interrompendo o consumo, e procure por vazamentos (com a ajuda de um profissional), caso o hidrômetro continue girando.
  2. No vaso sanitário… Só acione a descarga uma vez. Na hora de escolher um vaso para comprar, opte pelos modelos de caixa acoplada, que gastam bem menos água. Ah, se vai tomar banho, entre para o time do xixi no banho, chefiado por ninguém mais, ninguém menos, que Gisele Bundchen, o que economizará, ao menos, uma descarga por dia.
  3. Falando em banho… Tome chuveiradas mais curtas, fechando a torneira sempre que estiver usando sabonete e shampoo, por exemplo, deixando-a aberta somente para o enxágue.
  4. Máquinas e máquinas: tanto para a máquina de lavar louças, como para a de lavar roupas, espere-as ficarem cheias para, então, usar. Assim, o uso será menos frequente e a economia, maior.
  5. Ainda sobre louças… É uma dica antiga, super simples, porém, muitas pessoas acabam esquecendo-se de retirar os restos de alimentos antes de lavar talheres, pratos, panelas etc. Essa atitude, além de economizar água, poupa tempo.
  6. Na pia: ao escovar os dentes, só abra a torneira quando, realmente, precisar da água, e não durante toda a escovação. Ainda sobre as torneiras, verifique, sempre que fechá-las, se não estão pingando. Esse “pinga pinga” pode representar, em um ano, o desperdício de 16 mil litros de água.
  7. Lá fora: para limpar varandas, quintais, lavar o carro e molhar plantas, esqueça a mangueira, que te fará gastar muito mais água! Lave o carro uma vez por mês, usando um balde. O mesmo utensílio servirá para lavar quintais e varandas. Para a rega de plantas, opte pelo regador.

Bom, agora que você está munido dessas dicas facinhas e, ao mesmo tempo, super importantes, não há desculpas para começar a agir, já, de maneira mais consciente, não é verdade?! Faça sua parte em prol de um planeta melhor, e influencie as pessoas à sua volta a fazerem o mesmo! 😉  

 

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário