Como curtir o carnaval de maneira sustentável

Como curtir o carnaval de maneira sustentável

Com o carnaval chegando, resolvemos trazer, no post de hoje, um tema diferente, que, para muitas pessoas, não tem nada a ver com esse período: sustentabilidade. Porém, é possível, sim, aproveitar a folia com atitudes sustentáveis. Se interessou?! Continue lendo e entenda melhor.

Abaixo, vamos dar dicas de práticas simples, que qualquer um pode ter, sendo, ou não, um folião. Por isso, sem desculpinha, confira abaixo – e as coloque em ação! 😉

  • Pra começar, uma orientação que vale para qualquer momento do ano, mas, principalmente, para períodos de calor e esforço físico (andar e pular nos blocos cansa, minha gente!) é: beba muita água. Pelo menos, dois litros por dia. Assim, você evita a desidratação. Ah, é importante, também, beber umas boas goladas de água entre os copos de bebida alcoólica, o que, certamente, te ajudará a se divertir por mais tempo.
  • Na hora de pensar na alimentação, considere o equilíbrio. Refeições balanceadas e saudáveis colaboram, inclusive, para que você aproveite mais a folia. Prefira alimentos leves, como frutas, legumes e carnes brancas, evitando a gordura, que tende a causar sonolência e má disposição, já que sua digestão é mais vagarosa. Ao comprar lanches na rua, atente para as condições de higiene e refrigeração, além, é claro, do prazo de validade.
  • Lugar de lixo… É no lixo, né, gente! Qualquer embalagem, seja de plástico, metal, vidro, e até restos de alimentos e bebidas, deve ser jogada no lugar adequado, ou seja, no lixo. Se, por perto, você não tiver enxergando nenhuma lixeira, segure um pouquinho (não custa nada, vai!) até encontrar uma, ou deixe com algum catador/gari. Não é nenhuma novidade que o lixo entope bueiros, o que aumenta as chances de acontecer uma enchente.
  • Ao pensar na fantasia para alguma festa ou bloco, que tal reutilizar? Você pode pegar alguma emprestada com amigos (inclusive trocando por alguma sua), usar, mais uma vez, uma que goste muito ou, até, reformar uma antiga, incrementando com lantejoulas, purpurina, flores, spikes ou o que quiser! Aproveite esse momento para soltar a imaginação!
  • Economizar água é fundamental. Várias cidades do Brasil, inclusive na região Sudeste, sofrem com a escassez de água. Por isso, estando na sua cidade ou não, poupe água. Opte por banhos mais curtos, uso consciente de torneiras, entre outras atitudes.
  • Se for viajar para algum lugar, respeite os hábitos e tradições locais. Admirar e seguir os costumes dos lugares que se visita, além de aplaudir e consumir a cultura dessas localidades, contribui para o desenvolvimento da região em questão.
  • Ainda nas dicas para quem vai viajar, aproveite o período e tire da tomada os aparelhos eletroeletrônicos, como televisão, computador, DVD, micro-ondas, economizando energia. Mesmo no modo stand by o aparelho continua consumindo energia, chegando a até 25% do que consumiria se o aparelho estivesse ligado.
  • Para quem for pegar estrada, muita atenção com o tráfego mais pesado desse período! Faça uma vistoria geral no veículo, principalmente para viagens mais longas. Além de prevenir acidentes, essa medida diminui os cases poluentes liberados pelo carro. Programe-se para sair com o carro em horários de menos trânsito, o que é bom para todos.
  • Não patrocine a pirataria. CDs, DVDs, abadás, óculos, e milhares de outros produtos são constantemente pirateados. Não compactue com essa prática que, além de prejudicar a sua saúde ou a dos seus aparelhos, atrapalha o comércio legal e os produtos artísticos. Exija a nota fiscal de suas compras, evitando a sonegação de impostos.

Com todas essas dicas, esperamos te ajudar a aproveitar mais e melhor o carnaval, de maneira sustentável. Curta muito esses diazinhos de folga e alegria. Divirta-se, descanse, namore, comemore… Seja feliz. Bom carnaval a todos!

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário