Em vista da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa à ampliação da discussão sobre esse tema.
Todos sabem como a água é essencial para o dia a dia. No entanto, muitas vezes não são percebidos os erros cometidos ao utilizá-la indevidamente e só é possível ter dimensão do quão indispensável ela é quando damos falta da mesma.
Pensando nisso, como você, síndico(a), e seus condôminos podem evitar desperdício desse bem tão precioso no condomínio?
1. Use a tecnologia como aliada! Em conjunto com atitudes que visam diminuir o consumo de água, isso vai fazer diferença para o futuro das próximas gerações e, também, no bolso dos condôminos.
2. Sempre lembre os moradores sobre a importância de economizar! Distribua comunicados e lembretes nas áreas comuns do prédio com dicas simples para diminuírem o consumo e, consequentemente, as contas.
3. Procure os vazamentos para evitar o desperdício! Faça inspeções regulares para detectar possíveis vazamentos e fiscalize a cada seis meses (no mínimo) todas as válvulas e torneiras do edifício. Em caso de qualquer problema, providencie o reparo.
4. Economize no gasto por torneiras e chuveiros! Atualmente, existem empresas especializadas em redutores de vazão para chuveiros e torneiras que garantem uma economia significativa de água.
5. A individualização dos hidrômetros ajuda na conscientização dos moradores! Isto porque, em vez do condomínio ratear o gasto total de água entre os todos, cada apartamento paga apenas o que consumir. Com este sistema mais justo, surge a motivação para que cada pessoa adote hábitos que diminuam seus gastos de água.
6. Vale a pena investir na troca dos vasos sanitários! “Como assim?” As bacias de privadas com válvulas mais antigas soltam entre 12 e 24 litros de água por descarga. Já os vasos mais modernos, com caixa acoplada, despejam apenas 6 litros. Lembrando que ainda existem vasos sanitários que despejam um volume de água diferente conforme a necessidade.
8. Reaproveite a água! Diferenciar o uso da água para chuveiros e pias do uso para descargas e lavagem de pisos com uma estação simples de tratamento de água já é bem comum no mercado. Além da alternativa de reaproveitar a água da chuva, por meio de reservatórios, usando-a para regar jardins e limpar as áreas comuns.
Além de ajudar o meio ambiente seguindo essas dicas, no final do mês, você ainda verá o resultado na conta de água.
Nenhum Comentário