Descubra quem são os vilões da sua conta de energia elétrica

Descubra quem são os vilões da sua conta de energia elétrica

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da sua conta de energia. No modo inverno, ele pode aumentar o consumo em até 30%, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas ele não é o único malfeitor. Outros eletrodomésticos são responsáveis pelas altas cifras mensais. Confira quais são e como reduzir os gastos.

1. Ar-condicionado
De acordo com o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, o aparelho consome até 10 vezes mais energia que o ventilador. No inverno, a sugestão para quem quer economizar é utilizar o ventilador.

Para quem não consegue abrir mão do ar-condicionado, a Aneel indica pequenas mudanças na rotina para reduzir o consumo de energia:

1 – Instale o ar-condicionado em um local com boa circulação de ar.
2 – Com o ar-condicionado ligado, feche portas e janelas para evitar a entrada do ar quente.
3 – Limpe sempre os filtros, pois a sujeira força o aparelho a trabalhar mais.
4 – Vai sair do ambiente? Desligue todos os aparelhos elétricos, incluindo o ar-condicionado.

2. Chuveiro
Reduza o tempo de banho. O indicado pela Agência são banhos de até dez minutos. E sempre que possível, deixe-o na posição verão, que consome até 30% menos energia. Veja mais dicas:

1 – Limpe os buracos por onde a água sai, para aumentar a vazão.
2 – A resistência queimou? Troque! Fazer remendos, além de ser perigoso, desperdiça energia.
3 – Desligue a torneira enquanto se ensaboa. Assim você economiza energia elétrica e água.

3.  Aparelhos em stand-by
Deixar os aparelhos no modo espera consome mais energia do que imaginamos. Por isso, ao terminar de assistir TV, preparar uma refeição no microondas ou carregar o celular, lembre-se de desligá-los da tomada.

Videogames, estabilizadores de computador e bases de telefone sem fio também são grandes consumidores de energia quando deixados na tomada por dias seguidos.

4. Luminárias
As luminárias consomem a mesma energia que uma lâmpada de teto: 3,5 kWh de consumo mensal para fluorescentes e 9 kWh para incandescentes. Por isso, não deixe abajures ligados durante toda a noite. Se possível, invista em um dimmer que consome menos energia.

5. Cafeteira
Acredite: o eletrodoméstico consome 30 kWh/mês se for ligado por uma hora todos os dias. A sugestão da Aneel é não deixar a cafeteira ligada apenas para manter a bebida aquecida. Transfira para uma garrafa térmica e economize!

6. Microondas
O consumo de energia do aparelho depende da potência que está ajustado, mas a média mensal do forno é de 10,50kWh, maior, por exemplo, que o ferro a vapor. Por isso, prefira aquecer comidas e bebidas no fogão e deixe o microondas desconectado da tomada quando não estiver em uso.

7. Cooktop
O modelo de fogão consome mais energia que uma geladeira de duas portas frost-free, de acordo com a Aneel. A estimativa é que o aparelho gaste mensalmente 68,55 kWh de energia, enquanto modelos a gás consomem 2,40 kWh.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

Corte de energia por falta de pagamento da conta volta a ser permitido
Energia Elétrica: Confira o que você pode fazer economizar luz no condomínio
Dicas de economia de energia em casa

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário