Campanha reforça que os homens também devem estar atentos à prevenção de doenças e aos cuidados gerais com a saúde
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se mobiliza na campanha de Novembro Azul, que visa conscientizar sobre a saúde masculina e a importância da prevenção de doenças, em especial o câncer de próstata.
As ações acontecem nas unidades de saúde, com atividades locais de promoção à saúde do homem e prevenção de agravos, melhorando a qualidade de vida desta população. Estas ações, que já fazem parte da prática diária das clínicas da família e centros municipais de saúde, chegaram a ser interrompidas durante a pandemia, mas retornaram em julho e foram intensificadas neste mês.
As equipes promovem uma mobilização para informar sobre a saúde do homem com a consulta médica e a prevenção de doenças. Durante o mês de novembro, os homens são acolhidos nas unidades de saúde e orientados sobre alimentação saudável, controle do tabagismo e também sobre os principais sintomas do câncer de próstata.
Este tipo de ação reforça a importância das atitudes preventivas e de deixar para trás visões preconceituosas e limitantes que ainda permeiam o universo masculino, mostrando a necessidade da realização regular de consultas e exames de rotina, que podem identificar doenças previamente e evitar agravamentos.
“A conscientização em relação aos cuidados com a saúde do homem é fundamental, já que a população masculina é mais atingida nos casos de adoecimento por doenças graves e crônicas, violência e outras causas externas. O fato de o homem procurar menos os serviços de saúde prejudica sua qualidade de vida e longevidade”, explica Ana Mello, gerente da área técnica do câncer da Secretaria Municipal de Saúde.
Para realizar esse acolhimento, avaliar as queixas, no caso dos pacientes sintomáticos, solicitar exames e realizar os devidos encaminhamentos, o homem pode buscar a Unidade de Atenção Primária de Referência mais próxima. Para encontrá-la, basta acessar a plataforma Onde ser Atendido.
Novembro Azul
O movimento Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde do homem, teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata.
A realização de exames de rotina é fundamental, pois na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento e a cura.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. Além disso, é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.
Fonte: Diário do Rio
Nenhum Comentário