Especialistas apontam que quando o animal fica trancado o dia inteiro em casa ele pode desenvolver diversos problemas de saúde como estresse, obesidade, depressão e má circulação devido a falta de atividades físicas.
A veterinária Cassiana Aquino, de Cuiabá, relata que sempre indica a terapia de convivência entre os animais. Nos condomínios, é possível desenvolver esta prática nos espaços denominados pet plays ou pet parks, onde o animal pode brincar, se exercitar e interagir com outros pets.
“Para frequentar esses espaços o animal deve estar com as vacinas em dia, vermifugado, livres de ectoparasitas e sem nenhuma doença dermatológica. É importante destacar que em caso de cadelas, elas não devem frequentar esses locais durante o cio”, informa a veterinária.
A tutora do Ploc e da Porcelana, Priscila Russo, observa que um cão será por toda a sua vida como uma criança de quatro anos e necessitam de atenção, carinho e cuidados.
“Ter um espaço pet dentro de um condomínio é maravilhoso! Não precisa ser algo grande, só de poder levar o seu animal para brincar, cheirar, correr, interagir com outros animais ou até mesmo para ele poder fazer as suas necessidades fisiológicas é importantíssimo para o bem-estar animal”, comenta Priscila.
Em Cuiabá, o Sicília Residence, empreendimento do Grupo FV, está seguindo esta tendência. O condomínio contará com um Pet Park dotado de obstáculos, rampa, poste, pneu, hidrante de brinquedo e casinha dinâmica.
Trata-se de um espaço de lazer e entretenimento para os cães e também de socialização para os moradores.
A arquiteta, Michelle Dinnuci explica que o Pet Park vai além dos animais de estimação. “Ao incluirmos no projeto o espaço para pets estamos contemplando tanto os bichinhos de estimação, que terão como se exercitar e interagir com outros animais do condomínio, como promovendo a socialização dos moradores”, observa.
“O empreendimento traz para Cuiabá um novo conceito de moradia, que prioriza a sustentabilidade, qualidade de vida e segurança para as famílias, e esse conceito inclui o cuidado com os pets”, completa o engenheiro Edgar Veggi, diretor do Grupo FV.
Nenhum Comentário