O que é?
O eSocial é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é a junção de todas as obrigações acessórias da área trabalhista em um único montante. Mas essa mudança está sendo feita forma gradual e que não tem data para acabar. Por conta disso, é muito importante ter mais atenção: algumas declarações mudaram o formato, sendo assim, todos os anos têm aparecido algumas novidades.
Quais são os benefícios do eSocial?
Para as empresas, a centralização de informações faz com que sejam eliminados muitos documentos que eram entregues em duplicidade, a mudança traz agilidade à prestação de contas. Já para o Governo Federal, o maior benefício é a rapidez e facilidade na fiscalização das informações. Isso dificulta a vida dos empresários que sonegam impostos ou que não agem em conformidade com a legislação. Com o aumento da eficiência da fiscalização, aumentam também as receitas do governo com a arrecadação de tributos.
O que muda para o trabalhador?
Os trabalhadores terão seus direitos garantidos pelo sistema, pois o governo terá em mãos todas as informações trabalhistas de que necessita para fiscalizar. Após um desconforto inicial gerado pelas mudanças de processos, culturas e paradigmas todos terão ganho.
Como se adequar ao projeto?
Para que a empresa de padronize ao eSocial, primeiramente é preciso uma mudança de cultura empresarial, ou seja, no comportamento dos empresários, empregados e contadores.Além disso, os empresários precisam entender como funciona a nova plataforma e trabalhar junto com seus contadores, que são os profissionais qualificados para orientá-los.
Caso tenha qualquer dúvida sobre o tema, basta entrar em contato com a nossa equipe.
Nenhum Comentário