eSocial: qual a sua importância?

eSocial: qual a sua importância?

O que é?

O eSocial é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é a junção de todas as obrigações acessórias da área trabalhista em um único montante. Mas essa mudança está sendo feita forma gradual e que não tem data para acabar. Por conta disso, é muito importante ter mais atenção: algumas declarações mudaram o formato, sendo assim, todos os anos têm aparecido algumas novidades.

 

Quais são os benefícios do eSocial?

Para as empresas, a centralização de informações faz com que sejam eliminados muitos documentos que eram entregues em duplicidade,  a mudança traz agilidade à prestação de contas. Já para o Governo Federal, o maior benefício é a rapidez e facilidade na fiscalização das informações. Isso dificulta a vida dos empresários que sonegam impostos ou que não agem em conformidade com a legislação. Com o aumento da eficiência da fiscalização, aumentam também as receitas do governo com a arrecadação de tributos.

 

O que muda para o trabalhador?

Os trabalhadores terão seus direitos garantidos pelo sistema, pois o governo terá em mãos todas as informações trabalhistas de que necessita para fiscalizar. Após um desconforto inicial gerado pelas mudanças de processos, culturas e paradigmas todos terão ganho.

 

Como se adequar ao projeto?

Para que a empresa de padronize ao eSocial, primeiramente é preciso uma mudança de cultura empresarial, ou seja, no comportamento dos empresários, empregados e contadores.Além disso, os empresários precisam entender como funciona a nova plataforma e trabalhar junto com seus contadores, que são os profissionais qualificados para orientá-los.

 

Caso tenha qualquer dúvida sobre o tema, basta entrar em contato com a nossa equipe.

 

 

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário