Já parou para pensar na quantidade de funções que um síndico possui?
Além de realizar o seu trabalho e afazeres pessoais, ainda deve lidar e organizar todas as questões do condomínio da melhor forma possível. Por isso é necessário entender qual a melhor forma de atender os condôminos para que estes tenham suas dúvidas resolvidas e para que o síndico não fique sobrecarregado.
Obrigações do síndico
De acordo com o Código Civil, o síndico tem como obrigação convocar assembleias dos condôminos. Informar em assembleia quaisquer problemas judiciais e administrativos que sejam do interesse do condomínio. Ser o representante legal do condomínio. Assegurar que o regimento interno seja cumprido. Fazer orçamento de despesas e receitas de cada ano. Cobrar contribuições e aplicar as devidas multas. Ser responsável pela conservação das áreas comuns e realizar o seguro do prédio.
Com tantas obrigações é certo dizer que a boa convivência no condomínio não é uma vã preocupação do síndico, afinal, é ele quem responde judicialmente caso algo aconteça.
Dicas para atender os condôminos da melhor maneira
• Estabeleça os meios que devem ser utilizados para se comunicar com o síndico. Sites, sistema para condomínio, livro de ocorrências, e-mail, entre outros;
• Defina um canal que o síndico usará para informar todos os condôminos de uma só vez;
• Estabeleça o tempo mínimo de resposta. Geralmente a resposta deve ser dada em até 4 dias ou 7 dias para dúvidas e reclamações no livro de ocorrências;
• Defina um horário para atendimento. Na assembleia de posse faça uma votação para definir esses horários;
• Mantenha uma postura firme em relação as discussões entre moradores. O síndico atua como um juiz nesses casos, mantendo-se neutro diante de brigas e considerando apenas os fatos e não as opiniões.
Uma ótima opção, que também gera entrosamento, é eleger um representante de classe para representar as crianças e adolescentes do condomínio. Assim é possível dar mais voz para esses jovens moradores que também tem muito para contribuir com melhorias para o condomínio.
Fonte: Condo Brasil
Nenhum Comentário