O detergente é um dos produtos de limpeza mais utilizados em casa, principalmente na hora de lavar os pratos. Ele costuma ser um item essencial nas compras do mês e muitas vezes consegue ter usos diversos em vários locais da casa. Porém, ele pode prejudicar e muito o tempo de vida útil do móvel ou eletrodoméstico no qual você o aplica.
Esse produto de limpeza é utilizado com o objetivo de remover resíduos de gordura dos pratos e outros ambientes. Veja abaixo alguns locais onde não se deve lavar com o detergente, pois o produto pode danificar a superfície do objeto em questão.
Vidros e janelas
Se você já misturou detergente com água e mandou ver nas portas e janelas de vidro em casa é melhor ligar o alerta. Não há muito problema é limpar os vidros com o detergente, mas nós sabemos que existem produtos específicos para isso. Além do mais, o detergente faz muita espuma fazendo você gastar muito mais água do que o necessário.
Paredes com cal
Quem tem crianças em casa sabe bem o que é uma parede suja, principalmente com manchas de canetas e lápis coloridos. Mas, limpar paredes com cal com detergente pode sair pela culatra. A mancha que o detergente fará na parede será maior e mais destacada do que aquela que você queria remover.
Carro
Para muitos, o carro é como um verdadeiro filho. Você quer cuidar dele com muito cuidado e carinho já que lhe custou uma pequena fortuna. Então, a primeira lição que você deve aprender é: não use detergente para limpar o carro. Esse produto vai danificar a pintura e deixá-la fosca com o passar do tempo.
Animais de estimação
Sim, é horrível e quase inacreditável, mas ainda existem pessoas que fazem esse tipo de coisa, muitas vezes porque não têm o devido conhecimento. Não é totalmente proibido dar banho no animal de estimação com produtos do tipo, mas você estará colocando a vida dele em perigo somente por causa de um banho. Se não puder pagar um pet shop, você pode comprar um xampu específico para animais, que não custa caro, e dar o banho em casa.
As paredes da piscina
Não é proibido usar detergente na piscina e pode até dar certo no caso das bordas já que lá muitos resíduos de produtos para cabelo como condicionador e cremes para pentear ou então óleo bronzeador e protetor solar. Mas, é preciso gastar muita água para tirar por completo o resíduo de detergente. Caso o produto se misture com a água da piscina pode causar alergia em algumas pessoas.
Outros cuidados
É claro que na hora de lavar a louça, o detergente acaba entrando em contato com pele e isso pode fazer com que as mãos fiquem mais ressecadas. O detergente tem a função de remover a oleosidade e acaba fazendo isso com a nossa pele também. O mais adequado é usar luvas específicas.
Nenhum Comentário