FGTS pode ser utilizado para quitar até 6 prestações da casa própria

FGTS pode ser utilizado para quitar até 6 prestações da casa própria

Quem fez financiamento para comprar a casa própria e está inadimplente poderá usar o FGTS – o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – para negociar o pagamento de até seis prestações. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS, em dezembro passado. A regra anterior, que vigorava desde maio de 2022, permitia o pagamento de até 12 parcelas em atraso.

O trabalhador interessado em quitar parcelas não pagas deve procurar o banco onde foi feito o financiamento habitacional e assinar um documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para poder abater até 80% de cada prestação, limitado a seis parcelas atrasadas. O procedimento só vale para imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

Mas, existem algumas restrições… Quem usou nos últimos dois anos o saldo de alguma conta de FGTS para diminuir o saldo devedor e o número de prestações, por exemplo, não pode usar o fundo para quitar prestações não pagas antes do fim desse intervalo. O trabalhador também deve ter contribuído para o FGTS por pelo menos três anos, em períodos consecutivos ou não; e não pode ter outro imóvel no município ou região metropolitana onde trabalha ou mora e não poderá ter outro financiamento ativo no chamado SFH, o Sistema Financeiro de Habitação.

De acordo com o Conselho Curador do FGTS, cerca de 80 mil pessoas com financiamentos habitacionais têm mais de três parcelas em atraso e são considerados casos de inadimplência grave. Desse total, 50% têm conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Fonte: EBC

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2023-01/fgts-pode-ser-utilizado-para-quitar-ate-6-prestacoes-da-casa-propria

Corte de Água e Gás de Condômino Inadimplente – Entenda a Legitimidade e Alternativas
Condomínios Sustentáveis: Caminhos para um Futuro Verde
Segurança em Condomínios: Protegendo o Patrimônio Coletivo com Eficiência
Mudanças no Perfil dos Inquilinos e Como Ajustar Seu Imóvel para Alugá-lo Mais Rápido
Como Criar um Espaço de Coworking no Seu Condomínio

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário