Conheça soluções inovadoras para seu condomínio

Conheça soluções inovadoras para seu condomínio

Os avanços tecnológicos vêm provocando uma profunda transformação em várias áreas e não seria diferente com os projetos imobiliários. Hoje vemos o crescimento acelerado dos condomínios inteligentes, que oferecem mais segurança, comodidade e economia aos moradores por meio de soluções inovadoras. Esses recursos vão do reconhecimento facial ao acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece no prédio.

A automação residencial tem sido puxada pela evolução de tecnologias como a IoT (internet das coisas), a inteligência artificial e o big data. Segundo um estudo da empresa de consultoria McKinsey citado no relatório do BNDES, somente a IoT deve injetar no Brasil cerca de US$ 200 bilhões até 2025. O dado mostra como esse mercado é robusto e deve continuar sua expansão nos próximos anos.

Algumas das novidades são o acesso a condomínios e residências por biometria e os softwares que gerenciam o fluxo de pessoas e veículos remotamente. A portaria eletrônica ou portaria remota é outro tipo de solução que tem se popularizado entre os administradores de condomínio. Todos esses sistemas permitem que os gestores e as equipes de segurança ajam rapidamente no caso de alguma anormalidade.

Neste post, você vai conferir as principais tendências do mercado de tecnologia para condomínios.

Boa leitura!

Portaria remota: tecnologia vem ganhando mercado

Até pouco tempo era praticamente impossível pensar em uma portaria que funcionasse remotamente, monitorada por meio de um sistema eletrônico e sem a necessidade de ter um elemento humano nesse processo. Mas o fato é que hoje essa é uma tendência que tem atraído cada vez mais a atenção de administradoras de condomínio, síndicos e moradores.

Na portaria remota ou portaria virtual, o controle da entrada e saída de moradores, visitantes e fornecedores é feito por um vigilante à distância ou pelos próprios moradores, por meio de um sistema inteligente. A tecnologia integra telefonia e câmeras IP, portões eletrônicos e mecanismos de biometria (reconhecimento da impressão digital ou da face), entre outros. Dessa forma, não existe a necessidade de ter um funcionário realizando essa tarefa na portaria do prédio.

Como essa solução funciona?

A portaria remota funciona por meio de uma central de comunicação integrada, que podem ser centrais telefônicas IP ou gateways. Essas estruturas de tecnologia autônomas permitem direcionar chamadas internas (entre moradores e visitantes) sem que haja a necessidade de contratar várias linhas para o mesmo local. Um benefício imediato é a redução de custos, uma vez que também é possível realizar chamadas nacionais e internacionais com tarifas bem menores do que a telefonia tradicional.

Vantagens de contratar uma portaria remota:

+ Economia – as chamadas entre o porteiro, a central de atendimento e os moradores são gratuitas, pois não dependem de uma operadora de telefonia;

+ Segurança – todas as conversas podem ser gravadas, o que permite maior controle das ligações;

+ Praticidade – essas soluções vêm com funcionalidades como identificação de ramal para apartamentos, Pega Trote, transferência, Siga-me, Não Perturbe, entre outras;

+ Controle – por meio de relatórios baseados em imagens e áudios, os gestores têm uma visão geral de tudo o que ocorre no condomínio e podem agir rapidamente em caso de anormalidade;

+ Gestão – a tecnologia permite que o síndico tenha mais tempo para se dedicar a rotinas administrativas e ações de melhoria para o condomínio.

Controle de acesso: o que há de mais moderno

O dia a dia de um prédio residencial é movimentado. Além dos moradores, passam pelos prédios residenciais visitantes, fornecedores, funcionários e, para garantir a segurança, o controle de acesso é fundamental. Nos condomínios inteligentes, a entrada de pessoas e veículos e o gerenciamento das áreas comuns acontecem por meio de tecnologia avançada e funções inovadoras, gerando muito mais segurança, praticidade e conforto.

Os acessos podem ser feitos de diferentes formas:

  • Biometria (acesso por impressão digital ou reconhecimento facial);
  • Tag veicular;
  • Controle remoto veicular;
  • Tag de proximidade;
  • Interfone;
  • Senha.

Existem sistemas que também contam com a função Pânico, tanto no acesso veicular quanto no de pedestres. Em casos de perigo, ela permite que o usuário envie um sinal de socorro de maneira silenciosa para o porteiro na guarita ou para a empresa de monitoramento, sem que essa ação seja percebida.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre as tecnologias de acesso:

Entrada e saída de pessoas

O acesso pode ser feito via senha, leitores de chaveiro (tags) e impressão digital. Há ainda o controlador facial, que faz a verificação e libera o acesso após a digitalização do rosto. Na biometria (tanto das digitais quanto da face) é possível fazer a guarda dos padrões no sistema de dados, criando um ‘passe’ único para cada indivíduo. A integração desses dados a um sistema de gestão permite saber quem entrou no condomínio, a que horas, o método de liberação de acesso e quanto tempo a pessoa permaneceu no local.

Entrada e saída de veículos

A abertura dos portões pode ser feita por controle remoto ou por tag veicular interligada ao leitor de cartão de longa distância. Essa tecnologia é capaz de abrir o portão automaticamente quando o carro ou a moto com a tag se aproxima da garagem. Ao ser integrado ao software de gestão, também registra os veículos que acessaram o condomínio, o que agrega ainda mais inteligência ao sistema de segurança.

Gerenciamento de áreas comuns

Os sistemas de acesso em condomínios inteligentes permitem controlar a entrada e saída de pessoas nos espaços comuns, como salão de festas, academia e piscina. Eles garantem mais segurança, pois permitem manter os registros atualizados e integrados ao sistema de gestão. Assim, no caso de avarias ou depredação, o síndico consegue identificar com facilidade o autor da ação.

Vídeo IP para condomínio

Os equipamentos de videoportaria podem ser muito mais eficientes com o uso da tecnologia IP. Nesse sistema, caso o visitante não seja atendido pelo apartamento, existe a possibilidade de gravar mensagens de áudio e vídeo, que podem ser acessadas posteriormente pelo morador. Além disso, a solução tira fotos automaticamente, possibilitando que o morador visualize quem chamou seu apartamento durante sua ausência. Outras possibilidades são atender e realizar chamadas internas, liberar acessos e até mesmo monitorar as câmeras de segurança do condomínio sem sair de casa.

Atendimento remoto

A tecnologia atual permite que você atenda o interfone do seu apartamento mesmo se não estiver em casa. Ao utilizar uma solução tecnológica dessas, o morador pode fazer chamadas de vídeo com o porteiro de vídeo pelo seu smartphone e também liberar o acesso à distância.

Mais segurança e praticidade com as fechaduras digitais

Para garantir ainda mais segurança aos condomínios, as fechaduras também evoluíram. Atualmente existem vários modelos que utilizam tecnologia de ponta, permitindo a entrada por meio de cartão, senha ou através da identificação de digitais. Integradas a uma portaria eletrônica, ao videoporteiro ou ao controlador de acesso, esses dispositivos proporcionam mais proteção aos moradores.

Outra vantagem é a comodidade, já que o condômino não precisa carregar várias chaves para todas as áreas do condomínio. Com apenas um dispositivo, é possível entrar em ambientes como academia, salão de festas, espaço kids e até em casa. Além disso, muitos desses equipamentos oferecem:

  • Sensor de fechamento automático;
  • Alarme anti-arrombamento;
  • Baixo consumo de bateria;
  • Sensor de incêndio (caso o fogo seja identificado, a porta abre automaticamente para os moradores saírem em segurança);
  • Possibilidade de desabilitar a abertura de portas pelo lado de fora.

Conclusão

A tecnologia tem proporcionado muito mais eficiência, segurança e comodidade a quem mora em condomínio. Por isso, o investimento em sistemas de gestão tem se popularizado no setor imobiliário. As soluções ajudam na economia, racionalizando recursos, e otimizam os processos internos, contribuindo para o trabalho dos administradores.

Isso sem falar na facilidade de ter acesso a todas as informações necessárias a qualquer hora e em qualquer lugar. O uso de sistemas inteligentes é uma maneira eficaz de proteger moradores e funcionários, além do próprio patrimônio, uma vez que permite identificar situações de perigo muito rapidamente. Como vimos neste material, são inúmeras as vantagens de adotar tecnologias inovadoras nos prédios residenciais.

Fonte: Blog da Intelbras

Casa ‘inteligente’ é cada vez mais realidade
Tag oferece praticidade, mas segurança depende da forma como é utilizada
O que você precisa saber sobre a segurança em prédios
Portaria Digital – Como implantar no seu condomínio?
Medidas de segurança preventiva na locação
Vai passar o carnaval no condomínio? Confira nossas dicas!

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário