Vizinhos barulhentos? Saiba como lidar e evitar o problema em apartamento

Vizinhos barulhentos? Saiba como lidar e evitar o problema em apartamento

Conviver com outros moradores de um condomínio nem sempre é uma tarefa fácil. Um dos piores problemas entre vizinhos é o barulho em apartamento, pois além de incomodar, muitas vezes acaba gerando uma multa para o responsável.

Se você mora em prédio ou está pensando em se mudar para um, com certeza passará por essa situação em algum momento. Por isso, é importante saber quais são os limites para os ruídos e como amenizá-los, para evitar momentos embaraçosos com o síndico e outras pessoas.

Horários e regras sobre barulho em apartamento

Cada condomínio possui um Regulamento Interno, e lá é possível encontrar os horários em que o barulho está permitido. Apesar de variar de um prédio para o outro, o mais comum que o som esteja liberado entre 8 às 22h.

No entanto, é preciso se atentar a localização do seu apartamento, pois isso também pode interferir nas regras. Por exemplo, alguns prédios que possuem moradores de uma faixa etária mais jovem ou que estão localizados próximos a baladas e ruas movimentadas, podem ter horários mais flexíveis. Enquanto um condomínio em um bairro silencioso pode ser mais rígido quanto as regras.

Qual é o limite para o barulho e como lidar com ele?

No dia a dia

Atividades como lavar a louça, ver televisão ou usar um aspirador de pó, apesar de serem rotineiras, podem acabar incomodando outros moradores. No entanto, nesses casos é importante ter bom senso e entender que as pessoas possuem diferentes rotinas.

Caso o barulho esteja muito alto, em vez de levar a questão diretamente para o síndico, converse sobre o assunto com seu vizinho, muitas vezes isso é o suficiente para resolver a situação. Além disso, é importante que você também esteja ciente que esses ruídos podem incomodar, por isso se atente a eles e aos horários permitidos.

Barulhos de obras

Em situações como essas é necessário que haja uma compreensão maior por parte dos outros moradores, pois as obras no apartamento são permitidas, desde que não se prolonguem por muito tempo e que estejam dentro do horário estabelecido.

Caso o incomodo seja muito grande, é possível conversar com o síndico e tentar amenizar a situação, por exemplo, evitando ruídos muito cedo ou no horário de almoço.

O que fazer quando o barulho é recorrente?

Existem alguns tipos de ruídos que acontecem com frequência e que podem incomodar, mesmo se estiverem dentro dos horários estabelecidos. Sons de instrumentos, por exemplo, podem gerar um grande aborrecimento aos vizinhos.

Nesses casos, é importante que o morador conheça muito bem as regras que permitem que ele use seu espaço sem atrapalhar o sossego dos outros, e o ideal é que ele tente diminuir ao máximo esse barulho. Às vezes, uma conversa é o suficiente para resolver, mas caso isso não aconteça, pode-se enviar uma notificação por escrito.

Festas e eventos no condomínio

No caso de festas dentro do apartamento, em que os ruídos são muito altos, o mais indicado é alertar o síndico e pedir para que parem com o barulho. Caso o morador continue desrespeitando as regras, uma notificação por escrito ou uma multa podem ser necessárias.

Além disso, é importante se atentar que salões de festas também possuem limites de horários para o barulho e que mesmo que eles estejam localizados longe dos apartamentos, essas regras devem ser respeitadas.

Quando chamar o síndico?

O papel de um síndico é mediar a convivência entre os moradores, por isso, na maioria dos casos, ele é o primeiro a ser informado sobre os barulhos. No entanto, é importante ressaltar que ele só deve ser comunicado sobre a situação caso tiver reclamações de mais de um condômino.

Grande parte das situações podem ser resolvidas com conversas entre vizinhos, caso contrário, o ideal é que as queixas sejam feitas por meio de um e-mail ou de um livro de reclamações. Além disso, é necessário se atentar às multas, que devem ser distribuídas seguindo os regulamentos de cada condomínio.

Como evitar o barulho em apartamento

  • Um jardim vertical é uma ótima opção, pois além de funcionar como isolamento acústico, ainda regula a temperatura do ambiente;
  • Revestir o ambiente com madeira maciça também ajuda a minimizar os ruídos;
  • Vidros duplos e frisos de borracha contribuem para um ambiente tranquilo, pois isolam o barulho das ruas;
  • Além de ser um item de decoração, o papel de parede também ajuda no isolamento do som;
  • Em vez de cortinas, opte por persianas no formato de rolo e silhouette para diminuir os ruídos;
  • O teto rebaixado de gesso também pode ajudar, além de esconder os fios e permitir colocar uma iluminação

Fonte: UOL

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário