Cuide da saúde mental em tempos de isolamento social

Cuide da saúde mental em tempos de isolamento social

A pandemia do novo coronavírus está causando diversas preocupações e consequências psicológicas e de estresse em grande parte da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de contaminação e a incerteza das medidas governamentais nacionais, o tempo de busca de uma possível vacina e o próprio isolamento social podem agravar ou gerar sintomas de ansiedade e depressão.

 

Existem três grandes efeitos colaterais da situação atual que podem agravar ou gerar sintomas de ansiedade e depressão, assim torna-se importante entender esses fatores para tomarmos as devidas atitudes de enfrentamento dessas emoções.

 

Isolamento Social – O primeiro fator é a redução do contato social agravado pelas orientações de isolamento social. Pesquisas indicam que manter contato social frequente é uma barreira protetiva contra sintomas de ansiedade e depressão, pessoas com conexões sociais mais profundas, intimas e amorosas, tendem a se sentir mais felizes e protegidas. Durante a quarentena e na fase de isolamento social, muitas pessoas têm se distanciado. Assim, utilize da tecnologia ao seu favor para manter contato com as pessoas que você ama, seja por vídeo-chamada, ligação, grave áudios, mande fotos. A importância de um contato é medido pela qualidade de investimento nele!

 

Inutilidade – O segundo fator é o sentimento de produtividade, pois sentir útil também é uma barreira protetiva. Durante esse período, algumas pessoas têm estado muito tempo em casa e costumam sentir-se menos produtivas, visto que a casa é sempre vista com um ambiente de descanso e não inspira o sentimento de ser útil. A casa inspira sentimentos de recompensas imediatas, como comer ou ver uma série na Netflix. Outras pessoas questionam-se “como eu uso o tempo?”. Ou seja, é importante transformar essa dificuldade em produtividade, como a Ostra que em momentos de dificuldade transforma os estímulos externos que lhe atravessam e produz pérolas. Reflita qual são os seus valores, as coisas importantes de sua vida e vá estimulando (Não cobrando!) aprendendo que pode usar o tempo para aprender e crescer.

Assim, organize o seu dia com as atividades que deve realizar e separe um ambiente da casa para realizá-las – associar o ambiente com a atividade que deve ser realizada pode aumentar a produtividade. Usem esse tempo para pensar em todos os seus propósitos, tomando cuidado para não se cobrar uma produtividade maior do que aquilo que é possível para você. Às vezes, parar e ler uma página daquele livro que ficamos enrolando por anos é mais produtivo do que encher-se de tarefas que não são do seu gosto.

 

Excesso de Informações – O terceiro fator são as informações em excesso, já que constantemente, ao abrir as redes sociais ou assistir TV estamos sendo bombardeados de informações, algumas muito importantes para informar sobre nossas atitudes como lavar as mãos, evitar contato físico, sair de casa somente para o necessário. Entretanto, será que precisamos saber o número de infectados a cada 20 minutos? Ou que o famoso fulano-de-tal está com corona vírus?

Excesso de informação faz com que a ansiedade do coronavírus seja algo constante em nossa cabeça mesmo quando estamos tomando todos os cuidados possíveis. Isso geralmente acaba causando estresse e pode aumentar os sintomas de ansiedade. Recomendo um “detox” de informações: continue atualizando-se, mas com limite de quantidade e horário as quais verás as informações para não se sobrecarregar.

 

Seja um cuidador atento

Aos cuidadores, é preciso estar atentos com as nossas crianças! Utilize-se desse momento para conversar com suas crianças sobre as suas emoções, como a alegria, raiva, tristeza, medo e nojo (Que são naturais!) e o que se pode fazer com elas. Não se trata de férias, então não interrompa as atividades de estudo – é preciso estimular para que se possa criar possibilidades nesse momento. Utilizem desse momento para passar um tempo maior com as crianças, estimulando-as.

Essas são algumas orientações para esse momento atual, pratique-as e compartilhe com quem necessita para prevenirmos muitos sintomas e casos de depressão e ansiedade.

 

Neste momento precisamos ter coragem, ou seja, a capacidade de levar o medo para a ação. Não podemos ignorar o problema e nem se deixar paralisar por ele – equilibradamente buscaremos soluções e o isolamento é para a nossa saúde.

 

E mais, este momento torna-se uma oportunidade para mantermos contato com quem não mantemos, inventar novidades, criar, cozinhar, observar melhor o lugar que se mora, a família, os vizinhos, achar graça do que nem é engraçado e buscar essas diferenças.

A crise passa e depende do jeito que iremos olhar as situações. Desejo a todos muita força emocional e psicológica.

 

APOIO PSICOLÓGICO – O Conselho Federal de Psicologia orienta os profissionais sobre as possibilidades de atendimento terapêutico online, ou seja, é possível realizar a sua terapia de sua casa via celular ou computador. Nesse momento, torna-se de suma importância a possibilidade de ter um espaço para suas questões e o que lhe atravessa nesse momento de crise para pensar junto a um profissional as possibilidades dentro do que é possível para você.

 

Fonte: Rede pará

Como se proteger em idas ao mercado
Saúde mental na quarentena: acompanhamento psicológico remoto é alternativa para lidar com o isolamento social
Condomínio e quarentena: como ficam as piscinas?
Prédios residenciais começam a fechar áreas comuns por causa do coronavírus
Higienização correta das mãos é medida eficaz na prevenção do coronavírus, diz microbiologista
Todo cuidado com o gás
19 de setembro de 2019

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário