Síndico isento de condomínio não deve pagar IR sobre valor, diz STJ

Síndico isento de condomínio não deve pagar IR sobre valor, diz STJ

Ministros entendem que, por não se tratar de um valor recebido efetivamente e por não haver aumento de patrimônio, não se pode cobrar imposto

Condomínio: discussão foi motivada pelo pedido de um advogado do Rio de Janeiro, que tentava reverter na Justiça a cobrança feita pela Receita Federal

A Receita Federal não poderá cobrar Imposto de Renda (IR) de síndicos que têm isenção da taxa de condomínio. Esse foi o entendimento da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (5), por unanimidade.

A discussão foi motivada pelo pedido de um advogado do Rio de Janeiro, que tentava reverter na Justiça a cobrança feita pela Receita Federal. O advogado argumentou que havia aceitado, em 2005, ser síndico do condomínio do prédio de seu escritório, em troca de não pagar condomínio, mas sem receber dinheiro por isso.

A Receita Federal, por sua vez, avaliou que houve omissão de renda, por ele não ter declarado o valor correspondente à taxa de condomínio. Por isso, gerou a cobrança do crédito e o notificou.

Inicialmente, a Justiça suspendeu a cobrança, mas, depois, decidiu que o advogado deveria pagar taxa sobre o valor de condomínio do qual era isento. O processo chegou, então, ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que compreendeu que mesmo que a atividade envolva uma remuneração indireta, é sujeita à tributação do Imposto de Renda.

Via: Exame

Acúmulo de funções: evite esse problema no condomínio
Condomínios são obrigados a fixar cartazes sobre atendimentos a mulheres em situação de violência
Alerj aprova regras para condomínios durante a pandemia da Covid-19
Coronavírus: como fica a vida em condomínio em tempo de isolamento
Prédios residenciais começam a fechar áreas comuns por causa do coronavírus
Quais são as regras que definem uso do salão de festas para reuniões religiosas?

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário