Especial festa junina: Receitas, dicas de decoração, tradições e brincadeiras

Especial festa junina: Receitas, dicas de decoração, tradições e brincadeiras

Planejando um arraiá em casa? Reunimos todas as nossas dicas para celebrar o mês de junho em grande estilo com amigos e familiares

Mal nos despedimos do carnaval e já é época de tirar outra fantasia do armário! Com a chegada do frio, ficamos logo ansiosos para esquentar o corpo nas festas juninas, seja dançando quadrilha, bebendo um vinho quente ou ao pé da fogueira com os amigos. Mas há outros motivos para comemorar durante o mês todo.

No dia 13 de junho é celebrada a Festa de Santo Antônio; dia 24, de São João; e no dia 29, de São Pedro e São Paulo. Mas apesar dessa ligação ao calendário das festas católicas, o costume de celebrar o mês de junho remonta a um tempo anterior à era cristã. Mais precisamente aos rituais de invocação da fertilidade no Hemisfério Norte durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano.

Boas-vindas diferentes: bandeirinhas Botões de Amora na porta e o número da casa escrito na bandeja-lousa Corporação de Ofícios. (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

Dê as boas-vindas aos seus convidados de um jeito diferente. Um fio com bandeirinhas fica um charme pendurado na porta e a bandeja serve de lousa para escrever o número da casa (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)

E se este ano você pretende organizar um arraial, saiba que não podem faltar bandeirinhas pela casa! Super em alta mesmo fora da temporada junina, elas são a base para toda a decoração e podem aparecer já na porta de entrada. Na falta de retalhos de tecido, você pode usar bandanas, que cumprem muito bem o papel de enfeitar com estilo.

Em vez das bandeirinhas tradicionais, bandanas. Elas cumprem muito bem o papel de enfeitar o arraial com muito estilo. (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

Bandanas cumprem muito bem o papel de enfeitar o arraial com muito estilo (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

O arraial vai rolar no jardim da casa? Monte uma barraquinha e enfeite-a com toalha de mesa feita com tecido xadrez e bandeirinhas (Foto: Foto Ricardo Corrêa/Editora Globo | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

O arraial vai rolar no jardim da casa? Monte uma barraquinha e enfeite-a com toalha de mesa feita com tecido xadrez e bandeirinhas (Foto: Foto Ricardo Corrêa/Editora Globo | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

Se a festa for no jardim, vale a pena montar algumas barraquinhas e enfeitá-las com toalhas de mesa xadrez e mais bandeirinhas. Este é um jeito divertido de separar a comida e promover a circulação dos convidados, para que eles interajam entre si.

Agora, se o espaço for restrito ou mesmo se a festa for acontecer em um apartamento, não se preocupe! Nós já montamos uma verdadeira quermesse moderna em um apê no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo, e podemos te ajudar nessa. Clique na foto abaixo para saber mais.

O quadro com o anônimo clicado pelo fotógrafo peruano Martin Chambi entra no clima da comemoração. Pompons e fitas Sucatinha de Luxo. Mesa campestre: Bandeirinhas marcam o nome dos convidados nas cadeiras e estampam as louças. Pratos e bowls Zuppa Atelier, taças Ideia Única, jogos americanos Tania Bulhões Home (Cavalheiro festeiro: O quadro com o anônimo clicado pelo fotógrafo peruano Martin Chambi entra no clima da comemoração. Pompons e fitas Sucatinha de Luxo. Mesa campestre: Bandeirinhas marcam o nome dos convidados nas cadeiras e estampam as louças. Pratos e bowls Zuppa Atelier, taças Ideia Única, jogos americanos Tania Bulhões Home  (Foto: Foto: Cacá Bratke)

quadro com o anônimo clicado pelo fotógrafo peruano Martin Chambi entra no clima da comemoração. Pompons e fitas Sucatinha de Luxo. Mesa campestre: Bandeirinhas marcam o nome dos convidados nas cadeiras e estampam as louças. Pratos e bowls Zuppa Atelier, taças Ideia Única, jogos americanos Tania Bulhões Home (Foto: Foto: Cacá Bratke)

Mas para muitos, a verdadeira graça da festa junina reside na gastronomia. As comidas típicas são muitas, todas deliciosas: pastel, cachorro-quente, paçoca, arroz-doce, canjica e pinhão são apenas o começo dessa mesa de delícias. As receitas são simples, mas é claro que você pode dar um toque especial e inovar com esta cocada de forno, por exemplo.

Quentão de tequila (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Quentão de tequila (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Cocada de forno (Foto: Divulgação)

Cocada de forno (Foto: Divulgação)

Cocada de Forno

Ingredientes
5 cocos secos ralados (parte grossa do ralador);
1 xícara (chá) de açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
6 ovos;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite;
100 ml de leite de coco.

Modo de preparo
1.
 Misture todos os ingredientes e coloque em uma assadeira retangular untada com margarina e farinha de trigo.

2. Asse em forno a 180 °C por aproximadamente 50 minutos, até que fique dourada.

3. Corte em pedaços e sirva quente. Fica ótima com sorvete de creme ou de canela.

Milho na manteiga com ervas (Foto:  Ricardo Corrêa/Editora Globo)

Milho na manteiga com ervas (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

Pensou que tínhamos esquecido do milho? Como estrela da festa, ele merece um destaque à parte. Afinal, ele está na pipoca, no bolo, na pamonha e também é consumido aos montes cozido. Para facilitar, costumamos servi-lo em potinhos ou pratinhos, já temperado com manteiga. Mas se você prefere à moda antiga, vale espetar um palito de sorvete na espiga para evitar que os convidados queimem os dedos.

Para não queimar a mão, palitos foram espetados no milho assado (Foto: Foto Ricardo Corrêa/Editora Globo | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

Para não queimar a mão, palitos foram espetados no milho assado (Foto: Foto Ricardo Corrêa/Editora Globo | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

Mas não só de comidinhas gostosas se faz uma boa festa junina. As bebidas também ajudam a embalar a noite em volta da fogueira ao som do forró. Para te ajudar com os drinques, separamos oito receitas típicas dessa época do ano, como o quentão e o vinho quente, e outras nem tanto, mas que vão garantir um “arraiá” muito mais animado. Confira a seguir uma delas, o quentão de tequila!

QUENTÃO DE TEQUILA

Ingredientes

600 ml de tequila prata;

300 ml de água;

200 ml de cachaça;

2 paus de canela;

4 rodelas de abacaxi com casca;

1 pimenta chili guajilo;

100 g açúcar cristal;

suco de 2 limões.

Modo de preparo
1.
 Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até virar um caramelo.
2. Adicione o restante dos ingredientes, deixe ferver por 5 minutos e desligue o fogo.

É época de quentão! Para que os convidados não queimem a mão, capinhas de crochê encapam os copos de cerâmica (Foto: Foto Ricardo Corrêa/Editora Globo | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

Para que os convidados não queimem a mão, capinhas de crochê encapam os copos de cerâmica (Foto: Foto Ricardo Corrêa/Editora Globo | Realização Cláudia Pixu | Produção Luana Prade)

Para uma mesa ainda mais especial, você pode caprichar na apresentação. Na hora de servir as bebidas quentes, capinhas de crochê encapando os copos previnem acidentes. Já bandeirinhas espetadas no pão dão um up aos lanchinhos feitos com carne louca, mas a ideia pode ser facilmente adaptada para vários petiscos.

Carne louca (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

Carne louca (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

E não poderiam faltar as brincadeiras! Para entreter as crianças, vale tudo. Garrafas de leite antigas servem para os convidados testarem a mira. Já para a pescaria, vale encher uma bacia ou piscina infantil com plástico-bolha, papel celofane ou pedaços de isopor e colocar os peixes, desenhados em cartolina ou EVA. Improvise nas varinhas: arames rígidos ou ripas fininhas de madeira com ganchos presos em uma das extremidades funcionam perfeitamente!

Garrafas de leite antigas viram um jogo de mira. Boa sugestão para uma festa junina ou simplesmente para entreter as crianças. Ideia de Julio de Paula (Foto: Cacá Bratke/Casa e Comida)

Garrafas de leite antigas viram um jogo de mira. Boa sugestão para uma festa junina ou simplesmente para entreter as crianças. Ideia de Julio de Paula (Foto: Cacá Bratke/Casa e Comida)

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário