Como reduzir os custos do condomínio e economizar em época de crise

Como reduzir os custos do condomínio e economizar em época de crise

Os gastos do condomínio são enormes e quando não temos cuidado, esses gastos multiplicam. Com tantas contas fixas e alguns gastos que podem surgir ao longo do mês, o orçamento do condomínio pode ficar apertado e não dar conta. Por isso, saiba como reduzir custos do condomínio.

Pode parecer complexo, mas existem formas de diminuir as contas fixas e ainda guardar um pouco para casos de emergência. É muito importante realizar planejamentos mensais, trimestrais e anuais para ter uma noção de orçamento e gastos, além de verificarmos onde podemos economizar mais.

Saiba como economizar nas despesas básicas do seu condomínio e como o planejamento e a previsão orçamentária.

 

Sustentabilidade

Pode parecer algo genérico, mas hoje em dia existe uma grande procura por condomínios sustentáveis. Por isso, transformar seu condomínio em sustentável é algo que pode ser feito com pequenos gestos e traz muitos benefícios, como o aumento na qualidade de vida e até diminuição dos gastos.

Manutenção

Realizar manutenções gerais é algo que pode parecer caro, mas pode ser mais barato do que você imagina. Manter tudo em ordem evita gastos inesperados com emergências e isso pode caber no orçamento. Esse custo da manutenção pode ser diluído e ainda evita dor de cabeça e reclamações dos moradores.

Iluminação

É muito comum entrar em um ambiente do condomínio e se deparar com as luzes acesas sem ninguém. Esse problema pode ser resolvido rapidamente com a instalação de sistemas de sensores de presença. O sensor detecta a presença de pessoas e liga as lâmpadas somente durante o período em que elas permanecerem no local, desligando-as automaticamente quando a pessoa sair.

Água

Em um condomínio, o gasto de água pode gigantesco. Por isso, deve se pensar em um possível reaproveitamento da água da chuva, cobrir as piscinas em épocas e horários de pouco uso e tomar cuidado com vazamentos. Além de recorrer à construção de um poço artesiano, que utiliza a água de um lençol subterrâneo para abastecer o condomínio, gerando um custo muito inferior ao da água disponibilizada.

 

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é usado por empresas para organizar seus projetos a fim de atingir um determinado objetivo. Como se sabe, condomínios sempre têm problemas administrativos a serem resolvidos e são verdadeiras empresas. Tudo que se deseja realizar para atingir metas em um período precisa de um plano. E esse é o papel do planejamento: ser referência às ações estratégicas.

 

Primeira vez morando em condomínio? A Pacífica te ajuda!
Regras de condomínio e sacada de vidro: entenda a relação
Falta de AVCB pode render multa pesada ao condomínio
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário