Segurança no condomínio

Segurança no condomínio

Garantir que o condomínio seja sempre seguro, principalmente nas áreas comuns é umas das funções do síndico. Por isso, é muito importante que seja estabelecido um conjunto de normas de segurança com o intuito dos moradores colaborarem com essa árdua missão. Esse regulamento devem ser cumprido por todos, debatido e aprovado durante assembleia de condomínio, pois pouco ele conseguirá fazer sem o apoio dos moradores. Além disso, o síndico deve prever supostas situações de risco que podem ocorrer em sua gestão e o que fazer para evitá-las ou minimizá-las. Separamos algumas dicas de como melhorar a segurança em condomínios. Confira!

Use a segurança eletrônica como aliada

Atualmente, existem vários dispositivos de segurança eletrônica que podem ser grandes aliados dos vigilantes e porteiros. Alguns investimentos são fundamentais, como: câmeras 24 horas, sistemas de alarme integrados a uma central de atendimento, sensores e assim por diante.

Investir em tecnologia, favorece a reputação do condomínio, além de torná-lo mais seguro. Com certeza, ainda ajudará a aumentar a demanda por aluguel e a compra aumente, pois se tornará mais confiável pelos possíveis compradores ou locatários, gerando uma sensação de segurança maior.

Controle a entrada de pessoas

A entrada e saída de visitantes devem ser rigorosas, tendo em vista que muitos dos crimes acontecem quando os moradores abrem as portas para o criminoso. Todos os visitantes devem se identificar e sua presença deve ser autorizada pelo morador do condomínio.

No caso da entrada de prestadores de serviços, o controle deve ser ainda mais rigoroso, exigindo identificação e confirmando se condôminos ou funcionários estão aguardando sua chegada.

É fundamental que esse controle de entrada de pessoas seja realizado por profissionais qualificados, que saibam realizar os procedimentos necessários com a discrição necessária para não constranger as pessoas que pretendem entrar no condomínio, porém, é fundamental que seja de uma forma que assegure a ausência de riscos para os moradores.

Adote procedimentos emergenciais

Emergências podem acontecer em qualquer lugar. Por isso, é conveniente ter telefones úteis sempre por perto ou senhas para acelerar a comunicação entre condôminos e funcionários, como vigilantes e porteiros. Assim, caso ocorra um problema dentro de algum dos apartamentos ou até mesmo no estacionamento ou nas áreas comuns, o morador também terá meios ao alcance para solicitar ajuda.

Terceirize os serviços de uma empresa especializada

Essa iniciativa contribui na redução de custos e aumenta a eficiência na segurança. As empresas especializadas possuem profissionais qualificados e confiáveis, que realizam cursos periódicos e mantêm-se sempre atualizados sobre o assunto, sabendo como lidar com diferentes situações. Além disso, empresas terceirizadas oferecem equipamentos tecnológicos de ponta, com sistemas de alarme e câmeras 24 horas, que permitem o monitoramento em tempo real e o pronto atendimento em casos de necessidade. Com isso, o síndico satisfaz os moradores e otimiza custos e tempo, podendo se dedicar mais a outras necessidades do lugar.

 

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário