Como economizar energia durante o horário de verão

Como economizar energia durante o horário de verão

O horário de verão foi criado em 1985 e o seu principal objetivo é economizar energia, aproveitando o maior tempo de incidência da luz solar, reduzindo a demanda por energia no período mais crítico do dia, conhecido como horário de pico, que é entre 18h e 21h. Em 2017, o Governo Brasileiro chegou a cogitar a ideia de acabar com o horário de verão, mas o assunto ficou para 2019.

 

Seguindo algumas dicas, podemos aumentar economia que será gerada com o aproveitamento da luminosidade natural. Confira!

 

1) Lâmpadas corretas:

Atualmente, existem diversos tipos de lâmpadas, mas as mais comuns são: incandescente, fluorescente e as de LED.  De pouco tempo para cá, as lâmpadas de LED tomaram conta do mercado, por proporcionar uma economia ainda maior. Ainda que sejam mais caras, a durabilidade e a economia no longo prazo são significativas.

Aproveite também a luz natural, pintar as paredes com cores claras e apagar as luzes quando o cômodo estiver vazio auxiliam na economia de energia elétrica.

 

2) Como economizar energia elétrica no chuveiro:

Tomar banhos curtos e instalar sistemas de aquecimento por gás ou solar também são excelentes alternativas.

 

3) Aposte em eletrodomésticos com selo verde:

Na hora de comprar um eletrodoméstico também podemos poupar energia  comprando os que possuírem o selo verde. Nesse momento é importante verificar se ele é classe A, pois esses são identificados com esse selo são os campeões de economia.

 

4) Como economizar energia elétrica com a geladeira:

As geladeiras são as grandes vilãs no consumo de energia. Quando mal utilizadas, se tornam ainda piores. Mas para economizar recomendamos que a geladeira fique em um local ventilado, longe de altas temperaturas e jamais expostas ao sol, além de não forrar as prateleiras, pois isso aumenta o consumo de energia.

 

Viu como dicas simples podem te ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia? Portanto, agora é só colocar essas dicas em prática e depois me contar no que isso resultou. Sem dúvida, poupar energia faz bem para o bolso e também para o meio ambiente.

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário