Por que a inspeção predial é fundamental para o condomínio?

Por que a inspeção predial é fundamental para o condomínio?

Com o passar dos anos, é normal que as estruturas das construções, sejam casas ou prédios, sofram desgastes e se deteriorem.

Em muitos casos, esses desgastes podem causar problemas sérios, como rachaduras nas paredes, vazamentos, problemas de infiltração e muitas outras surpresas que, se não forem resolvidas a tempo, poderão trazer muita dor de cabeça aos moradores.

Para evitar situações como essas, é necessário realizar periodicamente o que chamamos de inspeção predial. Fazer uma inspeção predial no edifício é zelar pelo bom funcionamento do condomínio, garantindo um local protegido e sem problemas por um bom tempo.

Mas você sabe o que é uma inspeção predial e como ela funciona? Hoje explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e por que ela é fundamental para garantir a qualidade do seu condomínio!

O que é inspeção predial?

Conhecida também como auto vistoria ou vistoria técnica, a inspeção predial é uma ação realizada por profissionais, engenheiros e arquitetos devidamente registrados no CREA para verificar o estado de conservação, manutenção e funcionamento dos edifícios, evitando acidentes e tragédias.

Segundo a ABNT NBR 5674, a inspeção predial é a “avaliação do estado da edificação e de suas partes constituintes, realizada para orientar as atividades de manutenção”.

Por muito tempo essa vistoria esteve relacionada a falhas de manutenção e anomalias construtivas, sendo realizada para reparos e outros ajustes a fim de adequar edifícios antigos às condições mínimas de segurança.

Porém, como podemos ver, essa visão está mudando aos poucos e o foco da inspeção predial agora é a prevenção.

Embora seja uma ação importante, ainda não existe uma regulamentação que especifique quando deve ser realizada uma inspeção predial, mas recomenda-se que edifícios com até 15 anos façam a inspeção a cada 3 anos com o auxílio de um engenheiro especializado, enquanto edifícios entre 15 e 30 anos deverão realiza-la a cada 2 anos e aqueles com mais de 30 anos deverão fazer anualmente.

Apesar de ainda não ser muito difundida no Brasil, a inspeção predial já é uma obrigatoriedade em algumas cidades do país. Fortaleza, por exemplo, já conta com a Lei nº 9.913/2012 que exige que apartamentos com mais de 3 andares, edificações comerciais, templos religiosos, escolas, entre outros, apresentem periodicamente o Certificado de Inspeção Predial (CIP). Aqueles que não estiverem de acordo com as exigências poderão pagar multas de R$1 mil a R$10 mil.

Como a Lei da Inspeção Predial não é federal, ou seja, as práticas definidas variam de estado para estado, é importante ficar de olho para saber quais são as exigências do local onde seu condomínio está.

 

O que observar na inspeção?

Ao realizar uma inspeção predial, devemos estar atentos aos problemas graves na edificação, como trincas, rachaduras, ferragem exposta, sinais de infiltração e acabamento solto.

Por serem problemas relacionados à estrutura externa da construção, esses aspectos devem ter prioridade no momento de uma inspeção, pois podem causar acidentes graves e gerar uma grande dor de cabeça.

Com relação à condição da instalação elétrica, deve-se verificar se não há fiação exposta ou umidade nos quadros de energia.

Em caso de instalações elétricas novas, observe também se foram certificadas de acordo com os procedimentos técnicos protocolares, pois qualquer falha na rede elétrica do edifício pode acarretar em choque elétrico, curto circuito e incêndio.

Também é importante verificar a situação da instalação hidráulica do edifício visto que alguns dos vazamentos não são facilmente identificáveis, como por exemplo, nas instalações de esgoto.

Se não for resolvido, poderá, ao longo do tempo, prejudicar seriamente a estrutura e fundações do prédio, ocasionando desabamentos e interdições.

Garantir a segurança dos moradores, trabalhadores e frequentadores do local realizando uma vistoria no funcionamento e instalação dos elevadores também é fundamental, afinal, um acidente com elevador pode levar à perda de vidas humanas.

Além disso, existem vários outros detalhes que devem ser observados durante a vistoria. Entre eles: equipamentos de combate a incêndios, instalações de gás, jardins, piscinas, playgrounds, quadras de esporte e saunas, vazamentos nas áreas comuns, vazamentos ocasionais e frequentes, áreas comuns, fachada, terraço e equipamentos de segurança.

Não se esqueça de contratar um profissional habilitado para cada finalidade, assim ele poderá emitir pareceres, opiniões ou laudos com relação aos riscos envolvidos.

Lembre-se também que, apesar de ser uma inspeção realizada por profissionais, é necessário que o síndico ou o zelador do prédio faça manutenções periódicas a cada mês ou a cada três meses para manter o edifício em ordem.

 

Solucionando os problemas existentes

Após realizar o processo de vistoria, um Laudo de Inspeção Predial deverá ser emitido contendo informações sobre qual a situação do edifício e quais foram os problemas encontrados.

Além disso, deverá mostrar quais são as manutenções que precisam ser feitas, se existe alguma medida de emergência que precise ser tomada ou se tudo está normal e dentro dos padrões.

Analisados os resultados do laudo, será necessário avaliar a extensão do problema para estabelecer as soluções adequadas.

Caberá ao síndico ou ao gestor condominial tomar as decisões para o cumprimento dos processos mostrados no laudo, bem como realizar a manutenção correta do edifício, decidindo se o reparo será feito pelos próprios funcionários do condomínio ou se deverá chamar um profissional qualificado para efetuar o serviço.

É importante que o síndico pesquise e se informe antes de decidir como será feita a manutenção, pois, muitas vezes, se realizada sem critério técnico e direcionamento por profissional especializado, poderão ocorrer falhas, danos materiais, físicos e psicológicos aos moradores e terceiros, além de agravar a situação e gerar gastos excessivos.

Realizar a inspeção predial periodicamente gera benefícios inegáveis, como por exemplo, redução de custos e uma maior segurança para os moradores.

Afinal, é muito mais fácil e econômico realizar uma ação preventiva para descobrir e corrigir o problema mais cedo, do que deixar que se intensifique e seja mais complicado de solucionar, além de correr o risco de um acidente inesperado.

Se você é síndico, verifique as práticas definidas na Lei da Inspeção Predial do seu município para saber quais são as exigências e não deixe de realizar a inspeção no seu condomínio!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para saber muito mais sobre condomínios!

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário