Quando vamos comprar ou alugar um imóvel é fundamental que haja um planejamento. Afinal, o capital investido em uma das opções irá demandar uma quantia significativa da renda do consumidor, é essencial entender o máximo que poderá ser designado para determinada escolha. As duas alternativas possuem seus prós e contras, cabe ao cliente avaliar quais das possibilidades se enquadram mais ao seu perfil e às suas possibilidades e necessidades.
É fundamental que esse custo não ultrapasse 30% da renda mensal, com o propósito de que o seu pagamento não comprometa o orçamento pessoal e familiar, causando um desequilíbrio financeiro. Neste orçamento é recomendado avaliar o valor do total, que corresponde a eventuais custos de taxas condominiais, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), portaria e outros itens.
Dicas para quem vai financiar a casa própria
Entrada
Quanto maior for a entrada, melhor será se optar por financiar a casa própria. O ideal é dar o maior valor possível de entrada,pois, assim você diminui o valor dos juros.
Tente pagar mais rápido
Se possível, procure abater a dívida para reduzir o valor. Tenha como objetivo pagar o mais rápido que puder. Se for o seu caso, use o FGTS para quitar
Dinheiro parado
Imóvel costuma ter pouca liquidez, ou seja, se você precisar do dinheiro aplicado nele, pode não conseguir vendê-lo rapidamente.
Dicas para quem vai alugar
Aproveite para investir
Ao optar por alugar ao comprar um imóvel, uma das principais vantagens é investir o dinheiro que seria usado como entrada.
Você não gasta com manutenção
O primeiro benefício é não gastar com a depreciação do imóvel, ou seja, “se é um prédio e ele vai ficando velho, caso seja necessária uma troca de encanamento ou parte elétrica, por exemplo, enfim, quem arca com as despesas de toda manutenção em geral é o proprietário e não você, inquilino. Mesmo no condomínio, fundo de obra, é responsabilidade dele, você não gasta com isso”.
Você pode se mudar quando quiser
Na condição de inquilino, você pode mudar de endereço com mais facilidade, de acordo com a sua necessidade familiar ou econômica. A mobilidade é muito mais fácil, para que eu possa me adequar a situação atual.
Nenhum Comentário