Como resolver os conflitos mais comuns em garagem de condomínio

Como resolver os conflitos mais comuns em garagem de condomínio

A garagem de condomínio é motivo de muita discussão entre moradores. Desde as reuniões que definem qual vaga se destina a cada condômino até as questões rotineiras de um condomínio, a garagem é sempre um tema controverso.

Listamos a seguir os conflitos mais comuns e como resolvê-los.

 

Conflitos em garagem do condomínio

 

Invasão de vaga

Quem nunca teve um vizinho folgado?

Em uma garagem de condomínio, um dos conflitos comuns é a invasão de vaga.

Um carro mal estacionado ocupa um espaço que não é seu (como a vaga vizinha), dificulta a manobra, impede a circulação e estressa os outros moradores.

 

Uso indevido de espaço

Na convenção de condomínio ou no regimento interno há regras sobre a garagem que devem ser obedecidas por todos os condôminos e moradores.

É comum que essas normas estabeleçam a forma de uso da vaga, vedando a guarda de mais de um veículo.

Entretanto, há pessoas que têm uma motocicleta além do carro e colocam ambos em uma vaga. Apesar de a moto ser um veículo pequeno, ela pode atrapalhar a manobra de outro morador ou prejudicar a circulação na garagem.

Há condomínios em que esse fato não causa problema algum. Desde que não atrapalhe outro morador e que todos concordem, pode ser uma prática adotada. Porém, o mais comum é que o fato cause prejuízo a algum condômino, devendo, por isso, ser evitada.

Trancamento de vaga

Um dos conflitos em garagem de condomínio muito frequente é o trancamento de vaga, especialmente nos locais em que a vaga é presa.

Neste caso, é importante que as regras de uso sejam explicadas nas normas internas.

Há condomínios que contam com manobristas para evitar qualquer problema com isso.

Porém, quando não há esse serviço, e um carro impede a passagem do outro, o conflito está armado. Algumas regras, como deixar a chave na portaria ou contactar o morador dono do carro que está prendendo o outro, podem ser estabelecidas. Mas a demora pode ser um empecilho.

Em uma urgência, por exemplo, a demora pode ser determinante. Caso isso ocorra, o condômino pode pedir um táxi e repassar a nota fiscal ao outro morador e pedir reembolso. Em todo caso, o recomendado é já deixar tudo acordado com o condômino que divide o espaço com você.

 

Resolução de conflitos em garagem do condomínio

Estacionar veículo em local inadequado, prender a vaga, ocupar o espaço de outro condômino são conflitos em garagem de condomínio que podem ser evitados.

O ideal é que as normas condominiais prevejam as situações mais comuns e estabeleçam multas em caso de descumprimento.

Diante desses conflitos, aqueles que se sentirem prejudicados devem, primeiramente, tentar realizar uma reclamação amigável diretamente com o envolvido. Se o problema não for resolvido, é preciso recorrer ao síndico, que é também responsável por intermediar esses conflitos que envolvem a garagem de condomínio.

Em último caso, diante da persistência do fato, o morador prejudicado deve mover uma ação contra a pessoa no Juizado Especial Cível.

Fonte: FiberSals

Regras de trânsito: garagem de condomínios deve respeitar o CTB
Cozinha gourmet: dicas para deixar a decoração do ambiente digna de um chef
Reservatório de água de consumo coletivo: grandes responsabilidades
Medidas de segurança preventiva na locação
Escolha de móveis planejados sem erros!
Como executar serviços condominiais durante a pandemia

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário