Dicas para criar um ‘cantinho da brincadeira’ dentro de casa

Dicas para criar um ‘cantinho da brincadeira’ dentro de casa

Com os apartamentos e casas cada vez menores, pouquíssimas pessoas podem se dar ao luxo de ter uma brinquedoteca dentro do próprio lar. O resultado: espaço de menos, brinquedos demais.

Mas, mesmo que você não tenha esse cômodo extra em sua casa, é possível ter um local especialmente para o seu filho: em um espaço pequeno você pode criar um cantinho da brincadeira. Lá, a criança pode ser a dona do pedaço!

Quer saber como? Veja dicas para criar um cantinho da brincadeira dentro de casa.

Escolha o espaço

O cantinho da brincadeira pode ser montado em qualquer lugar da casa. No próprio quarto da criança, no vão da escada, na sala, na varanda (desde que devidamente protegida com tela de proteção, é claro).

O importante é que o espaço tenha uma área livre central, para que a criança tenha liberdade de movimento. Nada de aperto para elas.

Mobília

Na hora de decorar, pense nas necessidades da criança. Assim, estantes, nichos e mesas de desenho devem ficar a uma altura mediana, que permitam que os brinquedos estejam à vista e acessíveis para os pequenos.

Organização

Quem tem criança em casa sabe que manter brinquedos e acessórios organizados não é nada fácil. Mas você pode transformar essa missão em uma tarefa mais leve e divertida.

Aposte em recipientes, caixas, cestos e baús coloridos para guardar bonecos, carrinhos, jogos, lápis de cor e outros brinquedos. Você pode utilizar caixas de diferentes tamanhos ou cores para separar os brinquedos por tipo, estimulando desde cedo o senso de organização no seu filho. Quanto mais atrativas e lúdicas forem essas caixas, mais a criança vai se animar para organizar a bagunça.

Decore com diversão

Cores, texturas, formas, adesivos, estampas divertidas: todos esses são itens que estimulam a curiosidade da criança, sendo mais um convite à brincadeira. Aposte neles!

Tendência em decoração: uma ótima ideia para o cantinho do brincar é ter uma parede lousa, feita com adesivo ou tinta. Com ela você vai garantir o desejo de muitas crianças: sim, vai ser permitido desenhar nas paredes.

Aliás, seu filho gosta de desenhar ou pintar? Estimule ainda mais esse lado lúdico fixando na parede um bastão de cortina ou um pequeno varal na altura da criança. Com ganchos ou pregadores de roupa coloridos, exponha as criações do seu filhote. Essa pequena exposição pode ser substituída frequentemente, garantindo cores novas ao espaço. Além de desenhos, vale pendurar também recortes, fotos e até revistas infantis.

Segurança e conforto

O cantinho da brincadeira deve ser criativo e descontraído, mas, principalmente, seguro.

Coloque protetores nos cantos dos móveis que não sejam arredondados, nas tomadas, telas de proteção em janelas, portões de segurança na base e no topo da escada.

Conforto também é importante para o seu pequeno brincar; você não vai querer ele engatinhando ou sentado por um grande tempo em um chão duro ou frio, certo?

Use então tapetes coloridos, que têm a vantagem extra de ajudar a delimitar o espaço do seu cantinho da brincadeira. Tapetes ou tatames de EVA, assim como pisos emborrachados, também são ótimas alternativas, além de funcionarem como amortecedores no caso de quedas e não acumularem pó.

Por fim, aposte em pufes ou almofadas coloridas no chão. Além de comodidade, eles podem deixar o ambiente ainda mais charmoso e encantador.

Agora que você aprendeu a fazer um cantinho da brincadeira, que tal surpreender seu filho? Compartilhe a experiência com a gente.

 

Fonte: Blog Casa Show

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário