Conheça 7 utilidades do alho para sua casa

Conheça 7 utilidades do alho para sua casa

1 – Pesticida natural

As pragas que atacam plantas detestam o cheiro do alho! Se você tem uma horta no quintal, uma árvore frutífera ou mesmo flores em vasos, não esqueça de espalhar dentes de alho por perto. Outra dica é deixar de molho na água, de um um dia para o outro, e borrifar o líquido nas plantas. Além de deixar sua plantação mais saudável, você não trará riscos para a sua saúde com uso de pesticidas.

2 – Proteção da casa

Há séculos o alho é uso em rituais e simpatias, sozinho ou misturado com outros ingredientes, como sal grosso e arruda. Para evitar que a inveja alheia traga maus fluídos para seu lar, coloque dentes de alho atrás de portas e janelas e troque sempre que estiver muito ressecado, sinal de que já absorveu muita maldade.

3 – Espanta moscas

Não aguenta mais aquela maldita mosquinha, chamada de mosca da fruta, que ronda sua cozinha sem ser convidada? Alho nela! Esse bichinho irritante prefere ficar longe do cheiro ácido desse tempero. O ideal é cortar dentes ao meio (realça o odor) e colocar perto de frutas, na pia, próximo ao fogão e à lixeira. Troque semanalmente.

4 – Cola objetos

Você já deve ter notado que o alho, quando amassado, solta um líquido pegajoso. Essa ‘cola’ pode ser usada em artesanato, para colar papéis ou pequenos objetos. Basta passar e esperar secar. Há quem diga que esse mesmo adesivo do alho pode consertar rachaduras em copos, esfregando o alho no local da rachadura e deixando secar. Não custa testar!

5 – Limpa e desinfeta

Assim como afasta pragas e funciona como pesticida, o alho também tem propriedades bactericidas e ajuda a remover sujeira. Misture 8 dentes de alho triturados em 1 litro de água e algumas gotas de detergente. Pronto, você criou um potente desinfetante para usar em casa.

6 – Oleosidade da pele

Se você não liga para o cheiro forte do alho, use para limpar a pele do seu rosto. Amasse bem e passe diretamente no rosto, enxaguando em seguida. Além de diminuir a oleosidade, a ação contra bactérias vai ajudar a eliminar cravos e espinhas.

 7– Cesta de alho

O alho pode se transformar em uma bonita decoração para a cozinha e até sala de jantar. As réstias (cordões trançados) costumam ser feitas com alhos falsos, mas é possível ter um centro de mesa com os verdadeiros. O ideal é escolher cabeças mais roxas e brilhantes, tirando um pouco aquela palha da casca e ir trocando conforme o uso.

Fonte: Revista Zap

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário