Boas práticas para economizar energia em casa

Boas práticas para economizar energia em casa

Ter a própria casa ou apartamento é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Mas junto com os benefícios, vêm também as contas. Água, gás, internet, luz…. Se não tomarmos cuidado acabamos exagerando no consumo e gastando mais do que o previsto, principalmente com energia. Pensando nisso, nossa matéria de hoje vai dar algumas dicas para você economizar energia elétrica em casa. Confira!

1) Chuveiro

Aposto que você não sabia mas o chuveiro elétrico é o campeão do consumo de energia em um imóvel. Um banho quentinho e relaxante diariamente pode representar até 35% do valor total da conta. Por isso, gaste apenas o tempo necessário. Nos dias mais quentes, tenha coragem e tome banho frio.

 

2) Ar condicionado

A conta deu um salto no verão? Culpa do seu melhor amigo que não te deixa pingar de suor. Mas ele não precisa ficar na potência máxima, mantenha portas e janelas fechadas para evitar que o ar quente de fora entre. Prefira equipamento classificado como inverter, que é capaz de monitorar o frio do ambiente e desligar sozinho quando atinge a temperatura indicada.

 

3) Geladeira

Ela também é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. Mas, seu uso é indispensável. Então, para minimizar esses problemas evite que ela trabalhe sobrecarregada: instale longe de fontes de calor, como o fogão, mantenha as borrachas de vedação em bom estado e não abra a todo o momento. Uma dica legal é pensar  no que vai pegar antes e quando abrir a porta pegue tudo junto.

 

4) Iluminação

Você ainda usa aquelas velhas lâmpadas incandescentes? Então desapega! As melhores são de LED. Elas iluminam mais, consomem menos e têm durabilidade muito maior. Mas mesmo com lâmpadas econômicas, por favor, evite acender durante o dia, aproveite a luz natural. E, claro, não deixe ambientes vazios com a luz acesa.

 

5) Ferro elétrico

O correto é acumular o máximo de roupas para não ficar ligando e desligando o ferro. Apenas nesse processo o gasto de energia é dobrado porque ele precisa de tempo para esquentar. Sempre que acabar de passar, desligue. Nada de deixar o ferro descansando ligado na tábua!

 

6) Máquina de lavar

A dica também é otimizar, ligando somente quando as peças de roupas sujas atingirem a capacidade máxima. Ligar várias vezes com pouca roupa só vai aumentar o gasto de energia. E evite sabão demais, porque dessa forma serão necessários mais enxagues.

 

É sempre bom lembrar que com essas pequenas atitudes além de estar ajudando o seu bolso, você ainda ajuda no equilíbrio do planeta. E aí, curtiu nosso post de hoje? Então curta e compartilhe com os seus amigos para eles também ficarem ligados nessas dicas!

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário