Como escolher o papel de parede certo

Como escolher o papel de parede certo

A decoração na casa é o melhor momento para muitas pessoas e errar na mão agora pode ser um erro fatal. Se você quer deixar a sua casa com um ar relaxante e aconchegante usar papel de parede em vez de tinta comum é uma ótima escolha. Ele não deixa cheiro ou resíduo e você pode brincar com os desenhos ou até mesmo personalizá-los com fotos da família e momentos inesquecíveis.

Qualquer lugar da casa pode ser decorado com o papel de parede. Seja em todas elas ou numa única parede é possível por no banheiro, na sala, nos quartos, na cozinha e até mesmo na varanda desde que você escolha o tipo correto para não estragar facilmente. Veja essas dicas abaixo e saiba escolher o modelo perfeito para cada ambiente da casa.

Papel de parede para quartos

Há muito tempo as pessoas já usam papel de parede nos quartos. É o local mais comum para se colocar. Porém, com o avanço da tecnologia é possível fazer desenhos diferentes, como os que brilham no escuro para crianças ou com fotos para o quarto dos adolescentes e jovens.

O quarto é um local bem versátil para se colocar o papel de parede. A facilidade já acontece na hora de escolher o tipo que, neste caso pode ser qualquer um por ser um ambiente com pouca umidade. Porém, para o quarto das crianças, o tipo vinílico é o mais indicado, pois consegue oferecer maior facilidade de higienização acumulando menos poeira.

Papel de parede para salas

Aqui é preciso ter um pouco mais de critério na hora de escolher os desenhos e as cores do papel de parede. É preciso levar em consideração a cor do sofá, das almofadas, cortinas, tapetes e todas as outras coisas que decoram a sala. Por o papel de parede em apenas uma parede é o ideal para não deixar o efeito visual muito pesado e dar apenas um toque de sofisticação no cômodo.

Papel de parede para cozinhas

Essa escolha tem que ser mais cuidadosa já que se trata de um ambiente mais quente e com grande incidência de gorduras nas paredes. O ponto forte aqui é também utilizar apenas uma parede. Você pode escolher aquele canto entre o armário e o fogão, que fique à mostra, para dar um toque especial aplicando o papel de parede. O tipo fabricado com celulose não é o mais indicado já que a cozinha tende a ser um ambiente mais úmido.

Papel de parede para home office

O número de pessoas que trabalham em casa está crescendo a cada dia e investir numa boa decoração no ambiente de trabalho não é um luxo e sim, necessidade. Afinal de contas é nesse ambiente que você passará a maior parte do dia. Aqui é possível aplicar qualquer tipo de papel de parede já que não é um ambiente úmido.

O ideal aqui é escolher cores discretas e sóbrias, mas se você prefere estampas, escolha aquelas que oferecem poucas cores e que não sejam vibrantes. Tudo isso evita que você perca a concentração o que pode acontecer mais facilmente quando você utiliza desenhos com muitas cores. Caso prefira esta opção, opte por aplicar o papel em apenas uma parede e de preferência que você fique de costas para você.

Papel de parede para banheiros

Para muitos é difícil imaginar colocar papel de parede em banheiros já que é um ambiente extremamente úmido. Para este ambiente o tipo vinílico é o único que se encaixa por perfeição por ser resistente à água, resistindo às intempéries por mais tempo. Você pode brincar mais com as estampas aqui já que o banheiro é um ambiente mais básico e normalmente vaso e pia são todos de uma única cor.

Papel de parede para outros ambientes

Além de todos esses cômodos citados, existem outros pontos da casa que poderiam passar despercebido, mas graças ao papel de parede não vão mais. São os corredores, varandas, paredes de escadarias, o hall de entrada e até mesmo os degraus da escada. O único cuidado é escolher o tipo certo de papel para cada cômodo.

Como harmonizar o ambiente com papel de parede

Escolher a cor ou estampa errada pode fazer com que o papel de parede ofereça um efeito desagradável fazendo uma verdadeira poluição visual dentro de casa. Preste atenção nos outros itens do cômodo como os objetos de decoração, quadros, estofados, capas de almofadas, tapetes, cortinas e outros.

Caso você escolha por cobrir apenas uma parede, meia parede, teto ou usar apenas uma faixa para dividir a parede ao meio, preste atenção na cor da tinta que está lá.  O papel de parede deve ser num tom parecido com o da parede não aparentar um ambiente caótico e causar desconforto visual.

Na hora de escolher a decoração da sua casa não pense apenas nas visitas e o que elas acharão do papel de parede. A primeira pessoa que deve se sentir confortável com o material escolhido é o dono da casa que vai estar naquele ambiente boa parte do seu tempo e precisa se sentir confortável na própria casa.

Fonte: Nada frágil

 

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário