Cortinas, carpetes e tapetes: aprenda a limpá-los corretamente

Eles decoram a nossa casa e deixam o ambiente bem mais aconchegante, mas quando estão sujos e empoeirados tornam-se um problemão, principalmente para os alérgicos de plantão.

Agora vamos combinar uma coisa? Às vezes é mesmo difícil acertar a maneira de limpá-los, e é justamente nessas horas que aqueles truques domésticos caem bem!

Descubra algumas soluções eficientes e práticas para limpar e manter cortinas, carpetes e tapetes limpinhos e livres de poeira.

-> É sempre bom ter um aspirador de pó em casa
A vassoura, o pano úmido e os produtos de limpeza não dão conta de tudo sozinhos. A poeira natural do dia a dia acaba sendo acumulada nos objetos cujos materiais são mais difíceis de limpar, como sofás, colchões, cortinas, persianas de tecido, almofadas, tapetes e carpetes. Para remover o pó da sua casa, nada mais indicado do que um aspirador de pó. Hoje em dia é possível encontrar o eletrodoméstico com preços mais acessíveis e até modelos portáteis, slim (fino), com bateria recarregável.

-> Como limpar as cortinas
Não tem mistério, nem dificuldade. Você só precisa passar o aspirador de pó nelas a cada 15 dias, e lavá-las pelo menos 2 vezes por ano.
Mas atenção ao detalhe: Antes de lavar a cortina, é aconselhável que a deixe de molho por 1 dia, sendo que dentro deste período a água deve ser trocada três vezes. É importante que a primeira troca de água só aconteça após 20 minutos, para evitar que a sujeira acumulada manche o tecido. Após o período do molho (1 dia), lave-a normalmente. Se for utilizar máquina de lavar, escolha o programa de lavagem indicado para peças delicadas, para não danificar sua cortina.
Este processo não se aplica às persianas de tecido, pois elas só podem ser lavadas por profissionais especializados. Já no caso de persianas de PVC, madeira e alumínio, a limpeza é ainda mais prática, basta passar um pano seco nos dois lados de cada lâmina, e pronto.

-> Como limpar os carpetes
Se o ambiente não for muito movimentado, a aspiração de pó pode ser feita apenas 1 vez por semana. No dia em que for aspirá-lo, aproveite também para passar um pano umedecido com vinagre, que é uma solução ácida, e deixe secar naturalmente.
Sem exageros! Não passe panos muito umedecidos no carpete, pois isso certamente causará mau cheiro e até mesmo a proliferação de fungos. Também não se deve esfregar o carpete com força, pois isso poderá desgastar e manchar o material.

-> Como limpar os tapetes
No caso dos tapetes, não tem moleza: a aspiração deve ser feita todos os dias. O mesmo processo de limpeza dos carpetes, com um pano umedecido de vinagre, pode ser aplicado aos tapetes.
Sujeiras mais agressivas: Às vezes o animal de estimação faz sujeira onde não deve, ou nós mesmas acabamos derrubando alguma coisa no tapete. Se isso acontecer é preciso agir rápido, mas nada de pânico! Não vá logo esfregando o tapete. Se a sujeira for líquida, pegue um pano limpo e tente absorvê-la. Se for sólida, apanhe o material com a mão ou uma colher. Depois, para limpar o que restou, dilua duas ou três gotinhas de detergente neutro (dependendo do tamanho da mancha) numa vasilha com água, umedeça um pano limpo e remova a sujeita restante. Deixe secar naturalmente.

-> Limpeza profissional
A limpeza doméstica consegue manter as cortinas, carpetes e tapetes realmente livres de pó e sujeiras do dia a dia. Mas os micro-organismos e os ácaros não são totalmente removidos assim com facilidade. É preciso passar por uma limpeza profunda, que só as empresas especializadas podem realizar. Por isso, o aconselhável é que eles passem por uma limpeza profissional pelo menos 2 vezes ao ano.
Com equipamentos específicos, as empresas realizam a limpeza da seguinte forma: Primeiro extraem toda a sujeira dos tecidos; depois aplicam um detergente com microbicidas e antiodor sobre todo o material; em seguida enxáguam, e por fim, extraem toda a água do enxágüe, de maneira que o material fica totalmente seco, sem sujeira e micro-organismos.

Fonte: Nada frágil

Condomínios e a Epidemia da Dengue
21 de fevereiro de 2024
Veja nosso horário de funcionamento na semana de Carnaval
Dicas para reduzir custos e aumentar a eficiência financeira de condomínios
Guarda de chave na portaria pode trazer problemas
Conheça as condições para o uso do FGTS na compra do imóvel
Animais em condomínio: 6 dicas para uma boa convivência

2 Comentários

Deixe um Comentário